Publicado
8 horas atrásno
O compromisso da Administração Municipal de Timóteo com a saúde pública deu mais um passo importante nesta terça-feira (01) com a assinatura das ordens de serviço para a construção de duas Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos tipos 1 e 2. O ato oficial, realizado nos respectivos bairros onde funcionarão as novas UBS, contou com a presença do prefeito Capitão Vitor, secretários municipais, vereadores, profissionais da saúde, representantes das empresa vencedoras das licitações pelas obras e comunidade.
As novas UBS integram o plano de expansão e fortalecimento da atenção primária em saúde. A UBS Tipo 1, que será erguida no bairro Alphaville é voltada ao atendimento de até 3.000 pessoas, com estrutura para consultas médicas, enfermagem, vacinação e farmácia básica. Já a UBS Tipo 2, no bairro São Cristóvão, atenderá cerca de 4.000 usuários, com ampliação dos serviços e duas equipes de saúde da família.
Para o presidente da Associação de Moradores do bairro São Cristóvão, Mauricio Campos, a obra da UBS do bairro era aguardada há anos pela comunidade. “Já tem muito tempo que a gente está correndo atrás para a concretização desta obra. Outros presidentes também correram atrás, não é só mérito meu como presidente, mas mérito dos demais que estavam anteriormente e a comunidade também que abraçou essa luta”, ressaltou Maurício, que ainda mencionou a expectativa dos moradores para que mais projetos sejam executados no bairro e o compromisso da atual gestão em colocar em prática os planos para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos. “A gente conseguiu trazer essa UBS pra o bairro e vamos realizar muito mais projetos para nossa comunidade. que tem aqui e mais projetos que vão vir ainda para a nossa comunidade. A gente está abraçando esse trabalho junto à Prefeitura, porque não é fácil de conseguir as coisas. Não é chegar lá e falar eu quero isso, eu quero aquilo e amanhã eles executarem. Depende de muito esforço e muita colaboração para que as coisas se tornem realidade. No mais eu quero agradecer o prefeito Capitão Vitor e o vice-prefeito Marcelo que tem nos apoiado demais”, concluiu o presidente da Associação de Moradores do bairro São Cristóvão.
De acordo com a secretária municipal de saúde e qualidade de vida, Érica Ferreira, a assinatura das ordens de serviço, bem como a concretização das obras das UBS e os serviços de saúde que serão ofertados para a comunidade, só foram possíveis devido ao esforço de toda a equipe da Administração Municipal. “Em seis meses de mandato a gente conseguiu concretizar essa etapa. Isso é reflexo de uma equipe comprometida, de uma equipe que garante que estamos realmente colocando a prioridade a saúde em nosso município”, destacou a secretária, que também explicou a diferença entre as duas UBS. “A diferença de uma para outra é a capacidade, quantidade de equipes que vão estar dentro dessas unidades de saúde, até mesmo pela população nas redondezas da unidade. Quanto a essa diferença é somente isso mesmo, mas a garantia de um serviço com qualidade e um serviço de assistência serão sempre prioridades”, ponderou Érica Ferreira.
Segundo o prefeito Capitão Vitor, as duas UBS representam o trabalho de toda uma equipe administrativa, de vereadores, da gestão de convênios e contratos e da equipe de planejamento. “É uma obra que nós vamos iniciar com muito orgulho, porque nós sabemos que teve muito trabalho, teve viagens à Brasília, teve dedicação fora dos horários, mas agora está sendo coroada com dinheiro na conta e, daqui a um ano e pouco, nós teremos uma unidade de saúde para dar dignidade a toda a população do entorno do bairro São Cristóvão. E é isso que nós queremos fazer, buscar sempre entregar, fazer entregas positivas especificamente na área da saúde, que é uma área que nós sabemos que não é finita. Os problemas aparecem todos os dias, mas nós queremos dar humanização e atender melhor nossa população, que depende do serviço público de saúde”, concluiu Capitão Vitor.
As obras fazem parte da Proposta Novo PAC, com valores de contratos de R$ 2.043.350,00 (dois milhões quarenta e três mil, trezentos e cinquenta reais) para a UBS do Tipo 2, no bairro São Cristóvão e R$ 1.737.747,95 (um milhão, setecentos e trinta e sete mil, setecentos e quarenta e sete reais e noventa e cinco centavos) para a UBS Tipo 1 do bairro Alphaville.
As empresas vencedoras das licitações são: NHL Construtora Ltda e R&M Construtora Ltda. As obras têm previsão de início imediato e de término de 18 meses para a UBS do Alphaville (conclusão em novembro de 2026) e de 12 meses para a UBS do São Cristóvão (conclusão em maio de 2026). A expectativa é que os novos equipamentos reduzam a sobrecarga em unidades já existentes e ampliem a cobertura assistencial no município.
Sou Silas Rodrigues, o Silas do Blog, fundador deste site, com quase 15 anos de existência. Gleiziane é minha esposa e repórter fotográfica.