Publicado
2 anos atrásno
Um dos principais efeitos da dengue no organismo é a queda na quantidade de plaquetas, as células do sangue responsáveis pela coagulação — se estão muito baixas, o quadro evolui para a dengue grave (hemorrágica), e o paciente percebe sangramentos que não estancam com facilidade. O problema acontece em um a cada 20 casos da infecção.
A maioria dos infectados com dengue terá o quadro leve da doença, e não existe tratamento. A recomendação é repouso e hidratação, evitando o uso de medicamentos com ácido acetilsalicílico (aspirina). Porém, um ajuste na dieta pode ajudar na recuperação.
Segundo a infectologista Joana D’arc Gonçalves, de Brasília, alimentos ricos em vitamina K e B12, ácido fólico e ômega 3 estimulam a produção das células. Alguns exemplos ricos nos nutrientes são o brócolis, couve, ovos, carnes, laticínios, peixes e leguminosas (ervilha, lentilha, soja, feijão).
O que não comer quando se está com dengue
Em contrapartida, existem alimentos que dificultam o processo de coagulação. A Secretaria de Saúde de Minas Gerais orienta que os pacientes com suspeita de dengue evitem ameixa fresca, amêndoa, amora, batata, cereja, limão, maçã, melão, morango, nectarina, nozes, uva passa, pepino, pêssego, pimenta, tangerina, tomate e uva.
Metrópole

Sou Silas Rodrigues, o Silas do Blog, fundador deste site, com quase 15 anos de existência. Gleiziane é minha esposa e repórter fotográfica.
Apostadores lotam lotéricas pelo país em dia de sorteio da Mega da Virada
Idoso de 70 anos é encontrado morto em telhado de casa
MG/João Pinheiro: Casal e duas crianças morrem carbonizados em acidente na BR-040
Itabirito/MG: Acidente entre carreta e quatro carros deixa cinco pessoas feridas na BR-356
Corpo de adolescente é encontrado no Rio Doce após afogamento em Belo Oriente
Réveillon terá calor intenso e risco de chuva em todo Brasil