Ligue-se a nós

Geral

Quem é Felca, influenciador envolvido em polêmica com Hytalo Santos

Publicado

no

Reprodução / Redes Sociais
Compartilhe esta publicação

Mais conhecido como Felca, Felipe Bressanim Pereira é um youtuber e humorista de 27 anos natural de Londrina, no Paraná, atualmente estabelecido em São Paulo. Nos últimos dias, o nome dele voltou a ficar em evidência nas redes após um vídeo sobre “adultização” de menores, onde denuncia, dentre outros perfis, o influenciador paraibano Hytalo Santos.

Na última quarta-feira (6), Felca publicou um vídeo de quase 50 minutos intitulado “adultização”, no qual aborda a exposição sexualizada de crianças e adolescentes nas redes sociais. O registro acumula, até o momento, 16 milhões de visualizações.

Um exemplo citado é o da adolescente Kamyla (ou Kamylinha), que aparece em vídeos com Hytalo desde os 12 anos. Hoje com 17 anos, segundo Felca, ela foi “adultizada”, com danças e cenários envolvendo bebidas alcoólicas, criados para atrair público adulto.

Após a publicação do vídeo, Hytalo Santos teve a conta no Instagram desativada.

Quem é Felca

Felca ficou famoso por seu humor sarcástico em vídeos que publica na internet desde 2012, quando criou seu primeiro canal. Alguns dos mais famosos do influenciador são “testei a base da Virgínia” (mais de 19 milhões de visualizações) e pelas “lives de NPC” no TikTok, nas quais tecia críticas sobre formatos absurdos de conteúdo viralizaram.

Em um vídeo publicado sobre o assunto ele contou ter arrecadado R$ 31 mil por meio das lives e afirmou que destinou todo o valor a instituições de caridade. A gravação soma mais de 4,7 milhões de visualizações.

Felca também ganhou destaque ao se posicionar contra o envolvimento de influenciadores com apostas esportivas, conhecidas como bets. Ele criticou a forma como essas plataformas eram divulgadas nas redes sociais e chegou a ser convidado pela senadora Soraya Thronicke para participar da CPI das Bets. A participação, no entanto, não chegou a se concretizar.

Durante a produção do vídeo sobre “adultização”, Felca chegou a seguir alguns perfis de menores citados, o que gerou controvérsia. Em resposta, afirmou que isso tinha caráter investigativo, e não sexual. Ele também anunciou que abriria processos contra mais de 200 perfis na plataforma X (antigo Twitter) por difamação, mas propôs um acordo humanitário: os perfis devem doar R$ 250 para instituições de combate à exploração infantil e, com a comprovação da doação, ele retiraria as ações judiciais.

Desde 2024, Hytalo é investigado pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB) sobre possível exploração de menores nos conteúdos em que publica nas redes sociais. Ao todo, ele tem mais de 20 milhões de seguidores.

O criador de conteúdo ficou conhecido por vídeos ao lado de crianças e adolescentes — muitos deles menores de idade — dançando, falando sobre relacionamentos e se referindo a esses jovens como “filhos”.

Com informações de Vitor Bonets, da CNN.

Continuar Lendo