Ligue-se a nós

Geral

Prefeitura de Timóteo inaugura Arquivo Público Municipal Simone Rossinele

Publicado

no

Compartilhe esta publicação

Centralização dos documentos vai garantir um melhor planejamento e transparência na gestão documental da Administração municipal.

Como forma avançar na política de gestão, controle, planejamento e transparência das informações públicas foi inaugurado o Arquivo Público Municipal Simone Rossinele Rocha Torres, em Timóteo que, desde sexta-feira (13), funciona na antiga sede da escola CEFET-MG, no bairro Vale Verde. O arquivo leva o nome da servidora Simone Rossinele (em memória) da Prefeitura de Timóteo que se dedicou para que esse importante equipamento fosse implementado na cidade.

Quando o prefeito Douglas Willkys assumiu em julho de 2018, ainda no seu primeiro mandato, não havia um local apropriado para guarda, preservação e gestão do acervo documental. Os documentos de guarda permanente ficavam amontoados em vários locais, de forma desorganizada sem qualquer tipo de tratamento ou gerenciamento. Com a centralização dos documentos o Município garante um melhor planejamento e transparência na gestão documental da Administração pública.

Além de serem fontes relevantes de informação para a boa governança, os arquivos públicos atuam no cumprimento da Lei de Acesso à Informação (LAI) para fins de transparência pública. Paloma Regina Cota, arquivista por formação e líder de negócios na implantação do Serviço Eletrônico de Informação (SEI) na Prefeitura de Timóteo, acredita que a inauguração do arquivo marca um novo momento consolidando assim um importante projeto para a história da cidade.

A secretária municipal de Administração e Gestão – pasta responsável pela implantação do arquivo público, Simone Araújo, reitera que a inauguração do espaço é relevante do ponto de vista da guarda e preservação da memória das administrações municipais. “É mais um desafio vencido por essa gestão que vai permitir a administração documental de forma profissional”, disse.

Sobre a homenagem a Simone Rossinele, a secretária municipal destacou o empenho da servidora para que o arquivo público municipal se tornasse realidade. “É um dia alegre e festivo pois torna realidade o sonho de uma servidora (Simone Rossinele) que se dedicou parte a sua vida para viabilizar esse departamento.

O prefeito Douglas Willkys também comemorou a inauguração de um arquivo público organizado “em virtude da forma como a documentação da prefeitura era guardada anteriormente”. “Cada setor tinha o seu próprio arquivo com suas regras e isso trazia prejuízos para a Administração municipal na preservação de documentos históricos. Hoje temos um setor dedicado a essa questão, num prédio que estava ocioso e que foi preparado especialmente para essa finalidade e com servidores que foram capacitados para essa tarefa. É um ganho para a cidade”, destacou o prefeito que aproveitou para a agradecer o esforço da Secretaria de Administração que se organizou desde 2020 para consolidar o Arquivo Público Municipal de Timóteo.

Continuar Lendo
Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *