Moradores compareceram em grande número na votação (Foto: Wilkson Tarres/G1)
Por oito votos a um, o prefeito de Ipaba, Edmarques Gonçalves Teixeira (PDT), foi afastado do atual mandato na tarde desta quinta-feira (1º), por 90 dias. A votação foi realizada por nove dos 11 vereadores da cidade que estavam presentes na câmara municipal. O prefeito não compareceu a votação, enquanto muitos populares etiveram no plenário.
Segundo o presidente da câmara, Raone Ferreira (PSD), o prefeito Edmarques Gonçalves está atrasando recursos da câmara desde 2013, além de omitir informações sobre a administração municipal aos vereadores. Raone Ferreira explicou também que eram necessários oito votos dos 11 vereadores para que o afastamento do prefeito fosse aprovado.
Moradora mostrou uma bandeira do Brasil para o vereador que votou contra o afastamento (Foto: Wilkson Tarres/G1)
Após o afastamento, foi realizado uma votação com a participação de populares, e os vereadores Raone Ferreira, Gigliola Rezende e Everton, foram escolhidos para compor a comissão especial que investigará as supostas irregularidades.
Após os 90 dias, uma nova reunião será marcada para definir o futuro do comando do município. Segundo a câmara, quem deve assumir a prefeitura é o vereador e também presidente da câmara, Raone Ferreira, uma vez que o vice-prefeito, José Carmo Barbara, pediu afastamento do cargo para resolver problemas pessoais.