Gente
Por onde anda o evangelista Edson Bruzzi?
Publicado
2 horas atrásno
O evangelista Edson Roberto Pereira Bruzzi, cuja esposa é a serva de Deus, Célia Geralda de Assis Bruzzi, com quem tem 2 filhos, Willy Keller de Assis Bruzzi e Wendell Keslei de Assis Bruzzi, há 4 anos, que se completarão no dia 26 de maio, não está mais contado entre os 84.172 moradores de Timóteo, segundo estimativa recente do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Obreiro atuante, o evangelista descende de uma nobre família, uma das tradicionais e pioneiras da Assembleia de Deus em Timóteo, concentrada, majoritariamente, na região do Alvorada. Seu pai é Paulo Bruzzi, irmão Paulinho, notável sonoplasta da AD Alvorada, falecido em abril de 2022, e, sua mãe, Arminda Pereira Bruzzi, que se notabiliza pela decência e características visíveis de uma mulher de Deus, que a descrevem.
Nascido em um lar evangélico, Edson Bruzzi, morou, também, em Santana do Paraíso, no Vale do Aço, durante 3 anos.

Edson Bruzzi está ausente dos púlpitos das Assembleias de Deus de Timóteo, mas sua atuação neste Ministério o faz presente pela extensa folha de serviços que prestou ao Reino de Deus, enquanto morador do município, pelo período de 55 anos. Sua trajetória, como obreiro, inclui passagem pelas congregações dos bairros Novo Tempo, Alegre, Vale Verde e Alvorada. Nessa ficou por, aproximadamente, 45 anos.

Na Assembleia de Deus do Novo Tempo, o evangelista auxiliou o pastor Juscelino Soares, então dirigente daquela unidade, hoje pertencente à regional do Alvorada. Ali, ele foi separado ao diaconato, consagrado ao presbitério e exerceu as funções de tesoureiro, superintendente e professor da escola bíblica dominical.
Edson Bruzzi foi auxiliar do dirigente da AD Vale Verde, à época, o pastor Oswaldo de Lima Mange, atualmente listado entre os obreiros jubilados da AD Timóteo.

Em Alvorada, o evangelista Edson escreveu os principais capítulos, em dimensão temporal, da sua história ministerial em Timóteo. Foram, aproximadamente, 4 décadas e meia na relação dos membros daquela congregação, no momento ostentando status de QG de uma das 9 regionais da AD Timóteo. Foi naquela unidade congregacional, recentemente alvo da celebração dos seus 60 anos de fundação, que ele foi consagrado a evangelista, na gestão do pastor Carmo Matias Gonçalves, eleito, em 2022, presidente do Ministério. Além deste fato importante, vale destacar que, daquela congregação, Edson foi secretário, superintendente e professor da escola bíblica dominical.


Em meados de 2013, o evangelista muda-se com a família para o Alegre, após adquirir um imóvel no bairro. “Compramos nosso apto no bairro Alegre por ser um bairro que estava em crescimento e por facilidade na negociação do mesmo. O proprietário do imóvel era meu cliente (prestava serviços em elétrica pra ele) assim ele facilitou para conseguirmos adquirir o imóvel”, explicou. No local morou por 10 anos e foi secretário daquela regional, atualmente sob a direção do pastor Cláudio da Silva Izidório.

O evangelista Edson Bruzzi, que por algum tempo teve seu nome, legitimamente associado a palestras para casais, devido à sua participação efetiva no curso “Casados para Sempre”, deixa Timóteo e sua marca não está, indelevelmente, cravada apenas nas paredes dos feitos e fatos já relatados. Um dos edifícios que abrigam, hoje, oportunidades de crescimento da fé e construção espiritual dos jovens da AD Timóteo, a UMADAT, teve o evangelista Edson Bruzzi como um dos seus brilhantes e visionários arquitetos, ao lado do então presbítero Mauro Gonçalves. A sigla começou como UMADA (União da Mocidade da Assembleia de Deus de Acesita). “Fui um dos fundadores da UMADA que nasceu no corredor da igreja do bairro Alvorada, junto com o presbítero Mauro Gonçalves, onde atuamos como vice-coordenador, por um tempo; posteriormente, assumimos a coordenação deste congresso que passou a ser chamado de UMADAT”, comentou. Essa organização foi considerada pelo evangelista como detentora de uma das suas maiores recordações do tempo em que cooperou com o Reino de Deus em Timóteo, marcando, definitivamente, sua vida. “Ficou marcada não só na minha vida, como, também, em muitos que puderam participar deste evento: foi a 14ª UMADAT, onde Deus trabalhou de forma maravilhosa e inexplicável, não só na vida da juventude, mas de todos que participaram deste maravilhoso congresso. Foi o primeiro evento realizado no ginásio coberto. Estava pregando nestes dias o pastor Gilmar Santos e, no sábado, a energia elétrica do ginásio desligou, deixando tudo no escuro e sem som. De repente, todos foram tomados pelo Espírito Santo e formou-se um som como de uma grande cachoeira; diversas pessoas foram batizadas no Espírito Santo, muitas conversões. Quando religaram a chave e as luzes começaram a ascender, não teve como o pastor continuar pregando. Lembro, até hoje, a fala de um dos nossos coordenadores de Jovens que disse em uma das nossas reuniões e nós fizemos uma faixa com essa frase e colocamos bem em cima do púlpito no ginásio: “QUEM VIVER VERÁ O QUE DEUS VAI FAZER NESSE CONGRESSO”. E, infelizmente, ele não viu o que Deus fez, mas profetizou pra nós.

Mas, o que levou o evangelista Edson Bruzzi mudar de Timóteo! Por onde anda ele?
Na região da sua cidade e Vale do Aço, o profissional Edson Bruzzi ergueu um patrimônio moral e de competência profissional. No Vale do Aço atuou, profissionalmente, na Eletrônica Alvorada, pertencente à sua família; trabalhou no Acesita Esporte Clube, no Hospital Vital Brasil, prestando serviços elétricos e na manutenção do grupo gerador; no Hospital São Camilo, em Coronel Fabriciano, e posteriormente, no Hospital Dr. José Maria Morais, no mesmo município, foi Coordenador de Manutenção por um período, aproximado, de 10 anos, nas duas instituições, além de prestar serviços elétricos na construção civil.

Onde anda o evangelista, microempresário e eletricista Edson Bruzzi e por que mudou de Timóteo? Ele revela: mudamos do município de Timóteo, para Betim, em 2022. Decidimos mudar de Timóteo para atuar na minha profissão aqui em Betim, afirmou, acrescentando ter sido surpreendido com os desdobramentos ministeriais que esta mudança significou para si.

Edson Bruzzi continua como evangelista, na posição de segundo dirigente da Igreja Assembleia de Deus Internacional Filadélfia, localizada na avenida Belo Horizonte, 1960, no bairro Niterói, em Betim, presidida pelo pastor Adauto Batista dos Anjos. A congregação, conforme estimativa de Bruzzi, tem cerca de 70 pessoas, entre membros e congregados. “Nunca pensava em ser um dos dirigentes desta igreja. Mas, usando as palavras do meu pastor-presidente, “DEUS NÃO UNE PESSOAS, DEUS UNI PROPÓSITO”, destacou.

Perguntado se pretende retornar um dia para Timóteo, o evangelista foi enfático em responder. “Atualmente, não penso em retornar para Timóteo; mas estamos sempre à disposição do nosso Deus e prontos a cumprir suas determinações. Hoje estamos bem aqui em Betim, tanto profissionalmente como espiritualmente”.
Além de atuar como dirigente, o evangelista Edson Bruzzi é membro da comissão de Ética daquele Ministério e, também, faz parte da diretoria da AMADA (Associação Missionária Ato de Amor), cuja presidência é exercida por seu irmão, pastor Marcos Bruzzi, a quem atribuiu, juntamente com a família, a fundação da entidade.

A Assembleia de Deus Internacional Filadélfia possui, ainda, uma clínica de recuperação de dependentes químicos. Em alguns domingos do mês, contou Bruzzi, o pastor Adalto, em um micro ônibus da igreja, percorre favelas de Belo Horizonte buscando pessoas em situação de rua, e dependentes químicos, para participarem do culto na igreja sede do Ministério, localizada na capital.
Durante estes curtos 4 anos de convívio naquela comunidade, o evangelista Edson mantém seu carisma e facilidade de ser amigo.

Um culto pela passagem do seu aniversário, transcorrido dia 27 de janeiro, foi alvo de ação de graça pelos fiéis do Ministério de que, ora, faz parte. “O culto foi uma bênção; tivemos a presença de vários obreiros de outras congregações, obreiros e congregados da nossa igreja sede que fica localizada no bairro Nazaré, em Belo Horizonte, bem como vários amigos que vieram alegrar comigo e minha esposa pela passagem do nosso aniversário”, comentou.

Portanto, fica, aqui, o registro da mudança deste valoroso servo de Deus, e sua família. Que Deus continue a abençoá-lo e que, ali, ele seja um instrumento em Suas mãos como o foi, quando entre nós, em Timóteo.

Sou Silas Rodrigues, o Silas do Blog, fundador deste site, com quase 15 anos de existência. Gleiziane é minha esposa e repórter fotográfica.
