Publicado
22 horas atrásno
A prisão de ventre, também conhecida como constipação crônica, é responsável por dificultar a evacuação frequente, desencadeando dor abdominal, gases e inchaço. Instituições de saúde estimam que ela afete ao menos 33% da população idosa brasileira. A enfermidade, no entanto, pode ser combatida com uma dieta saudável, de acordo com pesquisadores do Hospital Brigham and Women’s.
“Nossas descobertas sugerem que, à medida que envelhecemos, certos regimes podem trazer benefícios ao nosso intestino, além dos conhecidos impactos cardiovasculares”, disse o autor principal do estudo, Kyle Staller, em comunicado.
Os estudiosos norte-americanos analisaram os hábitos alimentares, juntamente com informações de saúde, de 96 mil adultos, a fim de encontrar a melhor dieta contra a constipação crônica. Os voluntários disponibilizaram detalhes sobre suas rotinas nos bancos de dados Nurses’ Health Study, o Nurses’ Health Study II e o Health Professionals Follow-Up Study.
Assim, foi possível avaliar os efeitos de cinco regimes: mediterrâneo, ocidental, inflamatório, rico em vegetais e pobre em carboidratos. O estudo obteve, então, que o padrão inspirado nas comidas consumidas pelas nações próximas do Mar Mediterrâneo, ajudou a reduzir o risco de adultos e idosos desenvolverem a enfermidade.
Esse dieta, famosa na Grécia e Itália, se baseia em alimentos de origem vegetal, como legumes, grãos e frutas, além de incentivar a ingestão de peixes e laticínios. Por este motivo, o regime com forte presença de plantas, verduras, hortaliças e ervas também se destacou como um método de prevenção.
Desta forma, de acordo com a pesquisa, as pessoas que ingerirem essas comidas têm menos chance de apresentar prisão de ventre. Em contraposição, aderir a uma dieta ocidental ou inflamatória aumenta a probabilidade da doença.
“Sempre presumimos que os benefícios de uma dieta saudável se devem às fibras. No entanto, nossas análises mostraram que o efeito desses regimes na constipação é independente do nutriente. Assim, as descobertas sugerem que uma alimentação rica em vegetais, nozes e gorduras saudáveis pode ajudar a prevenir a constipação crônica”, explicou.
Terra
Sou Silas Rodrigues, o Silas do Blog, fundador deste site, com quase 15 anos de existência. Gleiziane é minha esposa e repórter fotográfica.