Publicado
8 meses atrásno
A partir desta segunda-feira (3) entram em vigor as novas regras relacionadas ao pagamento de boletos via Pix. A medida foi regulamentada pelo Banco Central no ano passado e prevê modernizar a ferramenta, com maior segurança e agilidade aos pagamentos.
Agora, as pessoas podem pagar os boletos utilizando o Pix, mediante um QR Code específico inserido no próprio boleto.
Essa possibilidade já era oferecida de forma experimental por algumas instituições.
Em nota, BC explica que, com a nova resolução, essa medida “será objeto regulamentação mais ampla com o estabelecimento de responsabilidade entre todos os participantes”.
“Assim, serão incorporadas a agilidade, a conveniência e a grande aceitação do Pix à experiência do uso do boleto de pagamento, instrumento amplamente utilizado e objeto de diversos aperfeiçoamentos de segurança ao longo dos últimos anos”, afirmou a autarquia.
Além do pagamento via Pix, a resolução do BC cria o boleto dinâmico. A modalidade será utilizada para maior segurança nos pagamentos de dívidas entre empresas, já que algumas cobranças são representadas por certos tipos de títulos, como a duplicata escritural.
“Como tais títulos podem ser negociados, é fundamental assegurar ao pagador e ao credor a segurança de que os pagamentos serão direcionados ao legítimo detentor de direitos”, explicou o BC em nota.
Assim, o devedor deverá utilizar o mesmo boleto que lhe foi apresentado para realizar o pagamento ao credor, sem que o financiador que adquiriu o título precise trocar de instrumento de pagamento para receber os recursos negociados.
CNN Brasil
Sou Silas Rodrigues, o Silas do Blog, fundador deste site, com quase 15 anos de existência. Gleiziane é minha esposa e repórter fotográfica.
Cruzeiro recebe proposta milionária do PSG e encaminha venda de lateral
Da AD Ana Rita: Fiéis celebram os 102 anos da irmã Conceição Damasceno
Três cães morrem de calor após ficarem 1h30 em carro de pet shop
Laudo confirma câncer de pele em lesões retiradas de Bolsonaro
Caravana do Paraguai passou por Timóteo, onde visitou o templo da AD Olaria
Timóteo: Mãe é agredida por filho