Geral

Oncologia do HMVA celebra 17 anos

Publicado

no

Compartilhe esta publicação

A Unidade de Oncologia do Hospital Metropolitano Vale do Aço celebrou 17 anos de atuação na região. Responsável pelos atendimentos de beneficiários da Unimed Vale do Aço, sua trajetória é marcada pelo compromisso com o bem-estar e a saúde de seus pacientes, pautada em um modelo assistencial de excelência.

Ao longo dessas quase duas décadas de atuação, centenas de pacientes oncológicos foram assistidos entre o diagnóstico e a reabilitação, com tratamentos humanizados, individualizados e personalizados conforme cada caso. Toda a reputação do centro de saúde é reforçada pela equipe médica e assistencial altamente qualificada e especializada.

A oncologiaevoluiu progressivamente em uma velocidade que é difícil de ser acompanhada. Inúmeras medicações tecnologias vêm sendo incorporadas nos últimos anos. Medicamentos que vêm mudando a forma de tratar a doença, não somente com quimioterapia, mas os chamados anticorpos monoclonais, as terapias-alvos e imunoterapia fizeram uma revolução no tratamento oncológico,alterando radicalmente o prognóstico dos pacientes. Hoje nós temos pacientes com câncer de mama, câncer de intestino, câncer de pulmão,melanoma, com doença metastática, que atingem sobrevidas de 36, 48, 60 meses e, alguns desses atingem a tão esperada remissão completa da doença. E isso pra nós, oncologistas, gera uma satisfação em relação a ciência que, com sua constante evolução, tem proporcionado esse benefício para a população”, afirmou o médico cooperado e oncologista, Dr. Thayles Moraes, que há quase dois anos assumiu a coordenação da unidade”, afirmou o médico cooperado e oncologista, Dr. Thayles Moraes, que há quase dois anos assumiu a coordenação da unidade.

Sobre a Unidade

Para garantir o elevado padrão de qualidade aos seus beneficiários, a Unidade de Oncologia adota uma série de processos, pautados na segurança do paciente e garantia de intervenções altamente avançadas. O tratamento oferecido baseia-se inteiramente nas diretrizes e protocolos internacionais e os da Sociedade brasileira de Oncologia Clínica e Hematologia, sendo realizados ajustes necessários de forma individual sempre que necessário ou indicado.

A unidade conta com uma equipe altamente especializada e preparada para receber pacientes com Câncer, independente do tipo. Com cooperados e colaboradores da assistência especializados e reconhecidos na região, a equipe é composta por médicos oncologistas, hematologistas, enfermeira, enfermeira oncológica, farmacêutico e psicóloga hospitalar.

Já sua estrutura é dividida em recepção, consultórios, salão de quimioterapia, farmácia oncológica com área de armazenagem e diluição conforme a RDC número 220 de 2004, que regulamenta o funcionamento dos serviços de terapia antineoplásica no Brasil. Além disso, o espaço preza pelo acolhimento e humanidade na admissão de pacientes e familiares.

Nós temos uma equipe capacitada. Nossos profissionais são titulados pelas respectivas sociedades de especialidades (Oncologia, hematologia, farmácia e enfermagem). Temos uma equipe integrada que proporciona um tratamento de qualidade e humanizada para opaciente. Um ambiente acolhedor, desde a recepção até o atendimento final. Agora completamos 17 anos prestando um atendimento de qualidade e com total integração ao paciente e seus familiares, promovendo toda a diferença durante o tratamento oncológico. Aqui o nosso objetivo não é simplesmente prescrever o remédio A, B ou C. Buscamos enxergar o paciente de forma holística e com nossa equipe integrada e multiprofissional entregar o que é de melhor dentro da Oncologiapara todos”, acrescentou o médico cooperado.

Eventos da AD Timóteo. Programe-se.

Desafios

O crescimento dos casos de doenças oncológicas é uma realidade de todo o mundo e diversos fatores de risco, não controláveis e controláveis, estão relacionados com esta realidade. Um dos principais desafios é o acesso da população de muitos países ao tratamento, que tem seu custo cada vez mais elevado.

Para Dr. Thayles Moraes, os ganhos com o avanço da ciência são primordiais, todavia, a questão dos custos também deve ser discutida e repensada. “A Oncologia nos desafia a cada dia, tanto pela rapidez e descoberta de novas medicações, uma vez que para nos mantermos atualizados no tratamento de todos os tumores, precisamos participar de várias discussões, simpósios, congressos, discussão de casos com subespecialistas. Outro grande ponto é a questão econômica, denominada de toxicidade financeira. Como as novas tecnologias e tratamentos serão incorporados ao rol de tratamento? Os preços estão cada vez mais altos e está chegando o momento em que essa conta ficará difícil de ser fechada. Nosso grande desafio será: o acompanhamento das novas tecnologias e medicações e como torná-las sustentáveis, tanto pelo ponto de vista econômico-financeiro quanto analítico”, apontou.

O médico ainda destacou que o diagnóstico do Câncer não deve ser encarado como uma sentença de morte. “Precisamos conversar sobre câncer diariamente; divulgar as campanhas de conscientização para rastreamento e diagnóstico precoce, informar a população o mais claramente possível sobre a importância de exames periódicos, de fazer o diagnóstico do câncer de mama, do câncer de colo-uterino, câncer de intestino, câncer de pulmão, câncer de próstata. A população precisa ser constantemente informada e confrontada com essas notícias. Não adianta correr do câncer, não adianta se esconder. É uma doença cujas projeções são só de aumento do número de diagnóstico no decorrer dos próximos anos; até porque a população vem envelhecendo (sendo este um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento da doença). precisamos reconhecer que temos um inimigo; que ele pode surgir a qualquer momento, e, na verdade, nós temos que nos antecipar a ele para fazer o diagnóstico o quanto antes, para que as chances de cura sempre acompanhem as estatísticas de 90% a 95%”, concluiu.

Funcionamento

A unidade está localizada na Rua Ipanema, 86, Centro, Coronel Fabriciano. O horário de funcionamento é de segunda a quinta-feira, das 8h às 18h; e sexta-feira, de 8h às 17h.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Sair da versão mobile