Em Indiana, Estados Unidos, um jovem foi impedido de cantar no enterro da avó pelo padre, que teria visto visto nas redes sociais uma foto dele em uma parada gay. Connor Hakes, 23 anos, publicou no Facebook a carta que recebeu do padre Bob Lengerich explicando os motivos para o impedimento.
“Qualquer pessoa que peca e depois age em nome de Deus provoca um escândalo. Este é o principal motivo para você não poder (neste momento) oferecer seus dons à Igreja Católica da Assunção de Santa Maria”, escreveu o padre a Hakes.
Connor Hakes e a avó, Carolyn
Depois que Hakes divulgou a carta, o superior de Lengerich, o bispo Kevin Rhoades, procurou os pais do rapaz pedir desculpas. Mas o jovem afirma que, embora tenha fé, se sentiu abalado em relação á Igreja depois do episódio.
Junto com uma foto da carta, Hakes escreveu:
“Eu não posso mais cantar no funeral da minha avó, porque participei de uma manifestação do orgulho gay e uma foto foi postada publicamente (anos atrás). O padre acredita que, por ter participando de tal evento, sou contra a Igreja Católica (…) Tanto a minha avó quanto meu avô estariam revoltados por sua paróquia. Sua compaixão e empatia foi abundante, não importa quem você era. Eles viram além de raça, religião, sexualidade e classe social. Eles amaram a todos. É isso que significa ser cristão. É isso que significa ser católico. Por favor, compartilhe!”
Metrópoles