
Mais gasto para o povo. Câmara aprovou o Projeto em primeira votação
Os vereadores aprovaram, na reunião desta segunda-feira (01/12) o projeto de lei n° 3.895, que “disciplina o serviço de recolhimento e destinação de entulho e de outros materiais no município de Timóteo e dá outras providências”, de autoria do Executivo Municipal. O PL foi aprovado em primeira votação, por 13×0.
O projeto prevê a proibição do despejo entulhos provenientes de construção, demolição e reforma de edifícios, desaterro, galhos de árvores e madeiras, nas vias públicas, ribeirões, lotes vagos e áreas verdes, de sob pena de multa.
Com isto, os moradores e empresários serão responsáveis pela destinação dos resíduos produzidos por eles. Caso isto não seja feito, serão multados e estarão sujeitos a outras penalidades.
Para justificar a iniciativa o secretário municipal de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Econômico, Washington Borges, afirmou que o município gasta, por ano, cerca de R$2 milhões com o recolhimento dos entulhos. Sendo aprovado o projeto, o município não mais recolherá os entulhos.
Conheça o Projeto
PROJETO DE LEI Nº 3.895, DE 22 DE SETEMBRO DE 2015
Disciplina o serviço de recolhimento e destinação de entulho e de outros materiais no Município de Timóteo e dá outras providências.
A CÂMARA MUNICIPAL DE TIMÓTEO aprova:
Art. 1º – Fica proibido o despejo nos logradouros, calçadas, ribeirões, lotes vagos, áreas públicas e verdes localizados em Timóteo, de resíduos sólidos do tipo inertes, como entulhos provenientes de construção, demolição e reforma de edificações, de desaterro, bem como de galhos de árvores, madeiras e similares.
Art. 2º Os resíduos deverão ter destinação final, a expensas de quem os produziu, para aterro e/ou área de reciclagem de resíduo classe A da Construção Civil e/ou área de triagem, transbordo e armazenamento transitório de resíduos da construção civil e volumosos, devidamente licenciado pelos órgãos ambientais.
Art. 3º – Não será permitido o despejo, nos aterro e/ou área de reciclagem de resíduo classe A da Construção Civil e/ou área de triagem, transbordo e armazenamento transitório de resíduos da construção civil e volumosos, devidamente licenciado pelos órgãos ambientais do Município ou administrados por ele, dos seguintes materiais, além daqueles proibidos pelas normas emanadas dos órgãos ambientais:
I – vidros;
II – fibras;
III – produtos químicos;
IV – pneus e equivalentes;
V – garrafas pets;
VI – resíduos orgânicos;
VII – animais mortos;
VIII – resíduos industriais;
IX – eletrodomésticos velhos;
X – móveis velhos.
Art. 4º – No caso dos lotes vagos, o recolhimento e destinação dos resíduos sólidos inertes, provenientes de sua limpeza, bem como os galhos de árvores, madeiras e similares, será de responsabilidade de seus proprietários.
Parágrafo único – Fica proibido o depósito dos materiais mencionados nos arts. 1º e 3º desta Lei, em lotes vagos no Município, mesmo que autorizados pelos proprietários, sob pena de pagamento de multa, a ser aplicada ao proprietário.
Art. 5º A fiscalização do cumprimento desta Lei caberá à Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, que notificará o contribuinte para remover os entulhos e materiais existentes nos logradouros, calçadas, ribeirões, lotes vagos, áreas públicas e verdes, logradouros públicos, sem prejuízo das penalidades previstas na lei de posturas.
§ 1º – Não removido o entulho no prazo de 48 (quarenta e oito horas), o Município providenciará a sua remoção.
§ 2º – O contribuinte que não acatar o disposto no §1º deste artigo pagará a importância de 10 (dez) UPFMT por m³ de entulho removido pela Administração Pública, com vencimento em até 05 (cinco) dias, contados da notificação, sob pena de inscrição em dívida ativa.
Art. 6° – Qualquer pessoa ou empresa que cometa infração relativa ao art. 1º desta Lei, garantido o direito do contraditório e ampla defesa, ficará sujeita à multa de 300 UPFMT (trezentas Unidades Padrão Fiscal do Município de Timóteo) para a pessoa física e 1000 UPFMT (mil Unidades Padrão Fiscal do Município de Timóteo) para pessoa jurídica, duplicando o valor no caso de reincidência.
Parágrafo único. As multas de que trata o caput também serão aplicadas no caso das pessoas que jogarem animais mortos e ou lixo nos locais indicados no art. 1º desta Lei.
Art. 7° – Além da multa estipulada no artigo anterior, caso os materiais de que trata o art. 1º desta Lei sejam encontrados nas testadas dos lotes, residenciais ou não, seus proprietários e locatários perderão todos os benefícios fiscais concedidos pelo Município em relação ao imóvel e aos prédios nele construídos, pelo período de 01 (um) ano.
Art. 8° – Fica proibido o despejo de materiais de construção nos logradouros da cidade bem como nas calçadas, observado o disposto Código Municipal de Posturas, sob pena de apreensão e multa.
Parágrafo único – Não removido os materiais de construção no prazo de 48 (quarenta e oito horas), o Município providenciará a sua remoção, com perda dos resíduos em seu favor.
Art. 9º – A colocação e a permanência de caçambas para recolhimento e destinação de entulho e de outros materiais no Município de Timóteo sujeitam-se à fiscalização da Secretaria de Obras, Serviços Urbanos e Meio Ambiente, em conformidade com regulamento próprio a ser estabelecido por meio de Decreto, no prazo de 60 (sessenta) dias contados da publicação desta Lei.
Art. 10 . Caberá à Administração Municipal divulgar, conscientizar e fiscalizar esta Lei junto à população do Município.
Art. 11 . Revogam-se as disposições em contrário, em especial a Lei Municipal n.º 3.351, de 07 de janeiro de 2014.
Art. 12 . Esta Lei entra em vigor 60 (sessenta) dias após a data de sua publicação, tendo o Poder Executivo esse mesmo prazo para regulamentá-la no que couber e providenciar a sua ampla divulgação.
Timóteo, 22 de setembro de 2015; 51º Ano de Emancipação Político-Administrativa.
CLEYDSON DOMINGUES DRUMOND
Prefeito Municipal
Até o Adriano Alvarenga votou à favor deste projeto? Que isto????
Não concordo com entulho fora do tempo nas ruas por isso sou a favor de multas,mais a fazer a população pagar por uma obrigação do município uma vez que a taxa de limpeza pública é lançado no IPTU e também teve um aumento pra lá Bagdá. Vereador é pra representar o povo,não a interesses políticos. Essa é minha opinião.
É incrível como o povo se deixa influenciar por preguiça de ler. Algum dos que comentaram, leram a reportagem, ou foram apenas no título tendencioso e já formaram suas opiniões? Por isso que Timóteo está o caos. Os Paus mandados do Sérgio(cara larga), lançam boatos, botam fogo e os mal esclarecidos já querem Impeachment, e cadeia. Acorda Povo. Não creia em tudo que escrevem sem saber a fonte e sem saber ao certo do que se trata. Releiam. Procrurem saber do que se trata. Assim evitarão defecar com os teclados. E olha que isso aqui, é de povo de Deus! Rsrs. Abçs.
vamos fazer assim….junta tudo e coloca na casa do prefeito…..na epoca do sergio colocaram o lixo na porta da casa dele…agora vamos colocar na porta casa do nosso atuál prefeito…… A ´NOSSA CIDADE PEDE SOCORRO…A FAÍXA AZUL TA MATANDO A NOSSA CODADE…TUDO É FAIXA AZUL…. AAHH PARA GENTE JA DEU NEH….VAMOS AGIR …COLOCA NA POR´TA DO PREFEITO…..A CIDADE VAI PARARE…OLHA O QUE ESTA ACONTECENDO…O POVO VAI COMBRAR EM IPATINGA POR CAUSA DAQ FAIXA AZUL….AGORA NOS VA´MOS MUDAR PRA IPATINGA…COMPRAR LA…CONSTRUIR LA….E VIVER LA…AI PRONTO CABOU TIMOTEO….
No próximo ano vamos dar as respostas, sobretudo porque, até à presente data o município nem mesmo construiu seu aterro sanitário, postergando essa solução de problema tão grave e se valendo das prorrogações, sempre quando o último prazo está se esgotando! Timóteo tá virando a cidade do lixo nas ruas, numa agressão à saúde pública!
Gostaria de saber se os vereadores e o prefeito de Timóteo vai pagar caçamba para a população pq a população eu creio que a dificulidade das pessoas não tem condição de pagar uma caçamba para ficar uma semana ou mas e falta da população pegar os entulho e jogar na casa dos vereadores e do prefeito pq o Timóteo já está uma vergonha na saúde agora vem proibir de jogar entulho na rua fala sério toma vergonha na suas caras
Eu gostara de saber o poque desse projeto, se não podemos jogar os entulhos nesses lugares onde então sera jogado?, Se a prefeitura não recolher mais…….. Timoteo vai parar de crescer…,Não é atoa que já tem um montão de gente indo embora dessa cidade.Que pena..Tem que saber quem teve essa idéia maravilhosa de prejudicar mais uma vez o cidadão de timóteo…
E as caçambas que o prefeito disse na imprensa que iria disponibilizar para a comunidade? Como fica?
É lamentável que órgãos de imprensa estejam tão equivocados sobre essa normatização legal. Trata-se da correção de uma cultura paternalista antiga que até agora faz com que o povo pague pelo recolhimento do entulho de demolição e da construção gerado por construtoras e por pessoas financeiramente privilegiadas, que tem condições para construir e/ou reformar seus imóveis.
Todos os cidadãos pagam taxa de limpeza, inclusive o povo humilde que não tem casa própria, mas só quem tem dinheiro pode construir.
Não entendo a lógica de quem defende o direito das construtoras e das pessoas abastadas colocarem entulho e material de construção para entupir as redes de drenagens pluviais e sujarem as nossas ruas.
Alguns privilegiados constroem, melhoram seus imóveis, e o povo paga o recolhimento do entulho por eles? É isso que vocês defendem?
É incrivel como estes vereadores trabalham contra a sociedade timotense, gostaria imensamente que a população em geral optasse por pagar a multa e justificasse seu voto,,, assim talves eles tomassem um choque de realidade porque suas balelas ja perderam toda a credibilidade diante da população
Comments are closed.