Publicado
6 meses atrásno
Rebecca Sharrock, de 34 anos, possui uma condição raríssima que está intrigando pessoas ao redor do mundo. A condição neurológica faz com que Sharrock tenha uma supermemória, lembrando até de quando estava no útero de sua mãe.
A mulher foi diagnosticada no início da vida adulta e disse que revivia “obsessivamente” algumas experiências passadas, como, por exemplo, brinquedos tirados dela na escola.
Só para se ter uma ideia da raridade da chamada H-SAM (memória autobiográfica altamente superior), apenas 62 pessoas no mundo têm esta condição.
A autora e palestrante pública de Brisbane, Austrália, diz recordar eventos desde os 12 dias de vida e até mesmo experiências do período fetal. Apesar de necessitar de terapia para gerenciar sua condição, Rebecca utiliza essa capacidade de forma produtiva, tendo se tornado fluente em dois idiomas em apenas 10 semanas.
A mulher estima que se lembra de 95% de tudo que aconteceu em sua vida. Essa habilidade única não só define sua carreira como escritora e palestrante, mas também destaca sua capacidade de aprender rapidamente novos idiomas.
De acordo com o site “The Mirror”, Sharrock foi diagnosticada com H-SAM aos 21 anos, em 23 de janeiro de 2011. Antes disso, aos 16 anos, foi erroneamente diagnosticada com TOC (transtorno obsessivo-compulsivo), devido à sua tendência de reviver obsessivamente experiências passadas.
As pessoas com a condição de Sharrock, têm a capacidade de relembrar detalhes específicos de momentos de suas vidas, frequentemente passando grande parte do tempo imersas em lembranças do passado. No entanto, essa condição não se aplica a todos os tipos de memória, o que significa que esses indivíduos podem esquecer informações cotidianas como números de telefone, endereços ou nomes de pessoas.
Outra explicação para essa capacidade de memória é o uso de métodos e técnicas específicas para decorar informações. Algumas pessoas desenvolvem atividades que facilitam a memorização de um livro ou a resolução de problemas matemáticos. Os métodos variam conforme a necessidade de quem está tentando lembrar, com cada pessoa criando sua própria estratégia única.
ANA SCHOELLER/FLORIANÓPOLIS/ND
Sou Silas Rodrigues, o Silas do Blog, fundador deste site, com quase 15 anos de existência. Gleiziane é minha esposa e repórter fotográfica.