Ligue-se a nós

Gospel

Morre Jimmy Swaggart, famoso televangelista, aos 90 anos

Publicado

no

(Foto: Jimmy Swaggart/Facebook/Divulgação)
Compartilhe esta publicação

Jimmy Swaggart, o popular pregador pentecostal e televangelista que ganhou as manchetes nacionais por seus casos extraconjugais, morreu aos [90] anos após um episódio de parada cardíaca.

A página oficial de Swaggart no Facebook anunciou na manhã de terça-feira que “o irmão Swaggart terminou sua carreira terrena e entrou na presença de seu Salvador, Jesus Cristo”.

“Hoje foi o dia sobre o qual ele canta há décadas. Ele conheceu seu amado Salvador e adentrou os portais da glória. Ao mesmo tempo, nos alegramos por saber que o veremos novamente um dia”, declarou a página.

Ele não era apenas um pregador — era um adorador, um guerreiro e uma testemunha da graça e da misericórdia de Deus. Era um homem cuja fé era inabalável e sempre entrava por qualquer porta que o Senhor abrisse. E o Senhor honrou essa fé.

Jimmy Lee Swaggart nasceu em 15 de março de 1935 em Ferriday, Louisiana. Por volta dos oito anos de idade, ele teria tido uma profunda experiência religiosa na qual se sentiu chamado por Deus para pregar.

Aos 17 anos, Swaggart casou-se com Frances Anderson, de 15, em 1952, e o casal teve um filho, Donnie. Em 1961, Swaggart foi ordenado nas Assembleias de Deus, a maior denominação pentecostal dos Estados Unidos.

Swaggart era primo do famoso artista de rock’n’roll Jerry Lee Lewis e teve sua própria carreira musical de sucesso, lançando vários álbuns ao longo das décadas e supostamente vendendo mais de 17 milhões de gravações.

O trabalho ministerial de Swaggart também incluiu programação de rádio a partir de 1969 com o programa “The Campmeeting Hour” e por meio de mídia impressa com a revista The Evangelist, publicada pela primeira vez em 1970.

Em 1973, Swaggart adotou a televisão como meio de comunicação, começando com um programa de 30 minutos intitulado “The Jimmy Swaggart Evangelistic Association Presents Jimmy Swaggart”. Durante esse período, Swaggart também começou a transmitir gravações ao vivo de seus cultos e sua programação em outros idiomas.

Durante a década de 1980, Swaggart lançou várias cruzadas de evangelização nos Estados Unidos e no exterior, com a maior delas tendo ocorrido em outubro de 1987 no Rio de Janeiro, Brasil, com uma estimativa conservadora de cerca de 125.000 participantes.

Em 1988, Swaggart ganhou as manchetes nacionais quando foi descoberto envolvido com uma prostituta em Nova Orleans.

Em resposta à notícia, Swaggart fez sua famosa confissão chorosa: “ Eu pequei ” diante de sua congregação.

“Não tenho ninguém além de mim para culpar. Não coloco a culpa ou a culpa da acusação em ninguém. Pois ninguém é culpado além de Jimmy Swaggart. Eu assumo a responsabilidade. Eu assumo a culpa. Eu assumo a culpa”, disse ele.

Aos meus colegas ministros de televisão e evangelistas, vocês que já estão carregando um fardo quase insuportável, para continuar a dizer e contar a grande história do amor de Jesus, eu tornei o seu fardo mais pesado e os magoei. Por favor, me perdoem por pecar contra vocês.

Embora as Assembleias de Deus tenham destituído Swaggart em resposta ao escândalo, ele continuou a servir como pastor pentecostal independente.

Em 1991, Swaggart foi pego novamente com uma prostituta na Califórnia depois de receber três multas de trânsito por não usar cinto de segurança, dirigir no lado errado da estrada e operar um veículo não registrado, informou a Associated Press na época.

Alguns anos depois dos escândalos, Swaggart lançou a SonLife Radio Network em 1995, que se espalharia para dezenas de estações nos Estados Unidos e no exterior, e depois lançou a SonLife Broadcasting Network, que começou a transmitir conteúdo em abril de 2010.

Em novembro de 2022, Swaggart, junto com seu filho Donnie, conduziu o funeral de seu primo Jerry Lee Lewis, com o Swaggart mais velho falando emocionado sobre seu falecido parente.

Swaggart disse aos presentes que Lewis era “um dos maiores artistas que já existiram” e que “sei que meu primo está com o Senhor nos portais da glória”, conforme citado pelo Memphis Commercial Appeal.

“Como você sabe que ele foi salvo? Como você sabe? Ele sempre teve um coração voltado para Deus, sempre. Mesmo em seus momentos mais difíceis, ele tinha um coração voltado para Deus”, acrescentou Swaggart.

No domingo, 15 de junho, Swaggart foi encontrado inconsciente por seu filho e neto em sua casa em Baton Rouge, Louisiana. Segundo a família, enquanto o televangelista permanecia inconsciente, os paramédicos conseguiram reanimar um batimento cardíaco.

No dia seguinte, o ministério informou que não houve “nenhuma mudança em sua condição” e pediu aos apoiadores que “continuassem a orar por ele e a acreditar que Deus realizaria um milagre — mas, acima de tudo, confiamos na vontade perfeita do Senhor”.

Folha Gospel com informações de The Christian Post

Continuar Lendo
Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *