Publicado
2 dias atrásno
Morreu, neste domingo (2), o ex-governador de Minas Gerais Newton Cardoso (MDB). Deputado federal e filho do político, Newton Cardoso Jr. (MDB-MG) confirmou a informação em suas redes sociais.
“Com profunda tristeza e uma imensa dor no coração, comunico o falecimento do meu querido Pai, Newton Cardoso, que nos deixou nesta madrugada do dia 02/02/2025, aos 86 anos”, disse. “O nosso ‘trator’ dedicou a vida à política e ao povo mineiro”, continuou.
Newton foi fundador do MDB, governador de Minas Gerais, vice-governador, prefeito de Contagem por três mandatos, assim como deputado federal. Ele também era advogado, administrador e empresário.
“Deixa um legado de grandes obras e realizações em cada parte de Minas, que jamais será esquecido. Sempre comprometido com os mais humildes, lutou até o fim, com muita garra, um sorriso no rosto e um coração cheio de amor e bondade. Seguirei adiante, profundamente saudoso, mas com muito orgulho e honradez”, escreveu o filho.
Um dia antes, ele tinha publicado que o pai estava internado para tratar da saúde, desde o fim de janeiro. A causa da morte não foi divulgada. Ele governou o Estado de 1987 a 1991.
O presidente Lula (PT) manifestou pesar em suas redes sociais. “O advogado e empresário ajudou a fundar o MDB de Minas Gerais e foi um importante opositor da ditadura, tendo sido eleito deputado federal, prefeito mais de uma vez de Contagem e governador do Estado. Meus sentimentos aos familiares e amigos.”
Governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo) também lamentou: “Minas Gerais se despede com pesar de Newton Cardoso, ex-governador que deixou sua marca na política. Sua trajetória, iniciada ainda na juventude, sempre foi marcada pelo diálogo, carisma e resiliência. Nossa solidariedade à família e aos amigos neste momento difícil.”
Mais Goiás
Sou Silas Rodrigues, o Silas do Blog, fundador deste site, com quase 15 anos de existência. Gleiziane é minha esposa e repórter fotográfica.