Ligue-se a nós

Geral

Ministério da Saúde lança curso gratuito sobre cuidado do recém-nascido e à mulher no puerpério

Publicado

no

(Foto: Ilustrativa – Madu Livramento, Jornal Midiamax
Compartilhe esta publicação
Ad 22
Fique por dentro do que publicamos. Clique na imagem acima e entre no grupo.

O Ministério da Saúde lançou um curso gratuito com foco no cuidado ao recém-nascido e à mulher no puerpério, voltado a gestores e profissionais da APS (Atenção Primária à Saúde), do SUS (Sistema Único de Saúde).

Promovido em parceria com a UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), a formação é online e oferece conteúdos práticos para o dia a dia dos serviços de saúde. As inscrições estão disponíveis na plataforma UNA-SUS (Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde), com 15 mil vagas disponíveis até novembro de 2026.

Conforme o Ministério, a iniciativa tem o objetivo de fortalecer o cuidado integral e qualificado desde os primeiros dias de vida do bebê, etapa fundamental para a saúde da criança, da mulher no puerpério e de suas famílias.

Por isso, auxilia no gerenciamento precoce de fatores de risco e na prevenção de doenças, reunindo, também, conteúdos baseados em diretrizes da OMS (Organização Mundial da Saúde).

Conteúdo e abordagem

Ao longo da formação, são abordados temas como acolhimento, vínculo, avaliação do estado de saúde, planejamento do cuidado e trabalho em equipe multiprofissional e intersetorial.

O curso também aprofunda a importância da atenção integral e integrada ao recém-nascido entre o 3º e o 5º dia de vida e à sua família, destacando o papel estratégico da atenção primária nesse processo.

Ad 23
Fique por dentro do que publicamos sobre a AD Timóteo.

Fazem parte do conteúdo:

atendimento de forma sistematizada, contemplando o cuidado ao recém-nascido, à mulher/pessoa no puerpério e à amamentação;
identificação de sinais de alerta e estratificação de risco do recém-nascido e da família, com proposição de intervenções precoces;
reconhecimento da importância da família e da rede de apoio para a saúde da criança e da mulher/pessoa no puerpério;
valorização da visita domiciliar na primeira semana de vida e os passos para realizar a ação.m

Jornal Midiamax

Ad 21
Me siga no Instagram. Clique na imagem.
Continuar Lendo