AD Timóteo
Ministério AD Kids: O Congresso que marcou a vida das crianças da AD Timóteo
Publicado
1 ano atrásno
Vídeo: Pequena luz, mas brilhando.
Encerrou-se neste domingo (22) o 1 Congresso Infantil AD Kids, descortinando um novo tempo para as crianças da Assembleia de Deus Ministério de Timóteo. O segmento sai do conclave agigantado e selado como organização merecedora da mesma atenção destinada a outras, como os jovens, mulheres, círculo de oração e adolescentes. À UMADAT, UFADAT, CONAADAT e outras “DATs”, soma-se, agora, o Ministério AD Kids. Ao pastor Egídio Leite, também coordenador do Destacamento 53 dos Exploradores do Rei, e sua equipe, coube a responsabilidade de conduzir os destinos desta organização.
Pastor Egídio, pela bagagem adquirida ao longo dos anos do seu envolvimento com as questões infantis do Ministério, reúne predicados para ser o grande timoneiro desta embarcação que enfrentará mares com fúrias e calmarias inerentes ao trajeto dos que se dispõem a fazer a diferença em mundo hostil, com sede de depredação dos valores e princípios defendidos pelo povo de Deus. Ao seu lado está a esposa, irmã Ângela, afinada com seus propósitos e ideais, somados ao carisma que não pode faltar à mulher de um homem público como é o seu.
Vídeo: Momentos antes de começar.
O congresso, cujo tema foi Seja Luz, teve início no sábado (21), na AD do Limoeiro, depois do seminário Aviva Kids, realizado na sexta-feira (20) na Assembleia de Deus do bairro Olaria. Os inscritos, na sua maioria líderes, ouviram instruções importantes e puderam assimilar estratégias de combate ao avanço dos ataques às crianças, desencadeados por adeptos de ideologias contrárias aos ensinamentos de Deus.
O diácono Meirison, paraibano que fez questão de defender sua região das fake news espalhadas por políticos inescrupulosos e setores tendenciosos da imprensa, projetando uma visão distorcida da realidade vivida pelos nordestinos, não poupou informações aos participantes do seminário, quanto aos métodos que devem ser empregados na cosntrução do caráter e crescimento espiritual das crianças. Para Meirison, é preciso rever muitas das abordagens que vêm sendo feitas por lideranças cristãs na questão do ensinamento destinado ao público infantil, que mantêm as crianças num mundo fantasioso, enquanto há urgência de imprimir nelas o desejo e necessidade de fazerem a diferença, como sal e luz deste mundo.
No Limoeiro, regional escolhida para a abertura do congresso, um dos resultados contabilizados, foi o batismo com Espírito Santo, recebido pela Julya, uma garota de apenas 9 anos. O que aconteceu ali, certamente surpreendeu muita gente, pois, geralmente, em eventos infantis, o público se diverte com muitas atrações, concebidas, pelos seus autores, como, talvez, a única forma capaz de produzir efeitos na captação da atenção das crianças. Ali, na abertura do congresso, ao invés de sorrisos, ou gargalhadas, como reação daqueles meninos e meninas, o que se viu foi choro, glória a Deus e aleluia. Não precisou de estratégias, muitas das quais altamente discutíveis, para o alcance deste resultado. Apenas louvores ungidos e uma mensagem ousada e distante, em parte, da pedagogia gospel defendida por uma ala de pseudos vocacionados, mais preocupados com likes e seguidores do que com a formação de servos e servas de Deus.
O diácono Meirison, homem de traços e modos simples, que veio da Paraíba, estado do nordeste conhecido pela linha da costa tropical e pela arquitetura colonial portuguesa, centrou fogo nos asquerosos desvios comportamentais ostentados e advogados por diversos líderes e pais, que não têm se preocupado com a salvação dos seus filhos, agindo como se a questão dissesse respeito apenas aos adultos. Tio Meirison, na sexta-feira (20), em conversa com o Portal do Silas, se autodefiniu como polêmico e provou esta característica durante o congresso. Ele criticou, por exemplo, o uso de celular por crianças durante os cultos, coisa que não é difícil de se ver e que, em alguns lugares, vem adquirindo proporções assustadoras. Certamente desagradou alguém ao tecer a crítica. Para Meirison, muitas crianças estão no “escuro” e a causa deste apagão deve ser atribuída única e exclusivamente aos seus pais.
A mensagem, incisiva e recheada de advertência, deixou evidente que o convidado para ministrar no 1º Congresso Infantil AD Kids tem pressa na evangelização das crianças.
Ainda, no Limoeiro, ficou registrado um cenário de lágrimas vertendo de olhinhos não muito habituados com o tipo de choro num templo. Os donos destes olhinhos se derramaram como gente grande que se derrama como gente pequena. A câmara da repórter Gley captou cenas que eternizaram, para estes meninos e meninas, aquela noite, quando sentiram a presença de Deus, viram e ouviram uma criança, igual a elas, falar em mistério com Deus.
Vídeo: Kennedy e Kalebe.
O encerramento, na AD do Olaria, no domingo (22), foi a extensão do sábado, no Limoeiro. O sol ainda brilhava sem sinais de arrefecimento quando no templo vários crianças aguardavam o início do evento. Decorridos poucos minutos, o local ficou repleto de verdinhos e verdinhas, acompanhados de líderes e familiares.
Segundo informações, confirmadas por uma fonte fidedigna, ligada à organização do 1º Congresso Infantil AD Kids, 18 pessoas, 1 jovem e 17 crianças, foram batizadas com Espírito Santo, durante a oração feita pouco antes do encerramento da didática e ungida ministração do Tio Meirison. O Portal do Silas retirou-se antes da conclusão da ministração, devido a um compromisso em uma congregação que aguradava sua equipe.
O fato, tido por alguns como improvável nas realizações envolvendo crianças, confirmou a presença de Deus durante o cumprimento da programação elaborada para o congresso.
Este resultado, marca indelével, foi construído com as orações de pais, lideranças e pelas irmãs intercessoras.
Vídeo: Tio Wemerson e a Cristina.
As horas durante as quais as crianças permaneceram no templo, maioria delas chegou ao local por volta das 17h, não lhes propiciaram entretenimento nem soaram como forma de consumir suas energias. Elas extraíram do tempo que passaram na casa de Deus unção e bençãos, capazes de acompanhá-las por toda a vida.
Uniformizadas, formavam um exército de gente pequena sem medo de golias. Meninos e meninas, muitos e muitas, em idade que ainda reclama colo e outros gestos de apoio de pais e tias, exibiram em seus rostinhos gotas de suor como filetes de água escorrendo por rochas beijadas pelo calor do sol. A procura de lugares para acomodação exigiu agilidade das lideranças. O templo estava repleto a ponto de alguém pedir, no microfone, para que os adultos invertessem a ordem do cavalheirismo e boas maneiras e cedessem lugar para os donos da festa.
Era o coroamento de um trabalho urdido com oração, amor e dedicação por um presidente ministerial e uma equipe que acreditaram poder investir para arrancar do injusto ostracismo esta gente pequena que, em muitos Ministérios, é tratada com desprezo e ignorada, atitude que impõe às suas lideranças um calvário de mendicância para terem o mínimo necessário com vista a poderem executar seus solitários projetos.
O domingo, 22 de outubro, pode ser concebido como uma data magna para as tias e tios envolvidas e envolvidos com os departamentos e conjuntos infantis da AD Timóteo. Seus esforços, suas movimentações e criatividade, sobreviventes, até aqui, naquele dia recebiam o carimbo de “aprovado”. Viram que valeu a pena acreditar e insistir na valorização dos meninos e meninas das suas respectivas congregações.
O presidente, pastor Carmo Matias Gonçalves, vem dando respaldo a todos os setores do Ministério e este gesto alcançou as crianças, que ganharam um pastor exclusivo, Egídio Leite, e um destacamento dos Exploradores do Rei.
Vídeo: Homenagem às crianças aniversariantes.
O congresso, portanto, aconteceu como uma das facetas das ações da atual administração e sua realização, pelo que tudo indica, foi a primeira e, não, a única.
Naquele domingo, o sábado no Limoeiro, aonde aconteceu a abertura do congresso, ainda estava vivo. O batismo com Espírito Santo, que alcançou a menina Julya, era uma injeção de ânimo e projeção de um encerramento não menos abençoado. O mesmo Deus que atuou na regional dirigida pelo pastor Rogério Trindade, era aguardado, com operação de maravilhas. Ele não deixou de comparecer e, fazendo-o, agraciou mais 18 com batismo do Seu santo Espírito, elevando para 19 o total de agraciados pela dádiva durante o congresso.
Bate-papo com o Tio Meirison.
A repercussão.
Nas redes sociais imagens, vídeos e comentários sobre o congresso se espalharam com intensidade. Pais, amigos e internautas fizeram dos seus perfis vitrine de exposição do evento que marcou história na AD Timóteo, se equiparando a UMADAT e UFADAT na repercussão. Comentários evidenciavam a alegria com o acontecido, deixando escapar, nas entrelinhas de muitos deles, doses cavalares de admiração com seus resultados.
Segmento que por muitos anos viveu na sombra, as crianças da AD Timóteo responderam “presente” nesta tarefa evangelizadora que deixou profundas lições para os de casa e aqueles que viram, pela internet, que Deus abençoa meninos e meninas, também, e está presente em suas atividades, onde Ele é exaltado e glorificado.
A AD Kids reluziu como canal de reflexo do brilho de Cristo e o congresso terminou sem estrelas humanas. Afinal o tema pedia para ser luz e não estrela! O Senhor Jesus selou o evento das crianças e, graciosamente, as presenteou com os citdos batismos com Espírito Santo. Não só as crianças foram alvejadas com este presente; os adultos, também. Destas 18, afinal 1 era jovem.
As intercessoras
Vídeo: Equipe de intercessoras.
Mulheres guerreiras, dedicadas e afinadas com Deus foram convocadas para atuarem na intercessão pelas crianças, lideranças e o congresso. Muitas destas mulheres, lembradas apenas para não deixarem água entrar no barco e que preferem o anonimato a terem seus nomes idolatrados, afagados pelos raios tênues dos holofotes, abraçaram a causa da AD Kids e dobraram seus calejados joelhos rogando a Deus pelo sucesso da festa. Dividiram com os organizadores o peso da responsabilidade de promoverem algo onde crianças teriam oportunidade de experimentar serem protagonistas de fato histórico que não poderia culminar num fiasco.
“Fiscais” da vida alheia, certamente, estariam de plantão para verem algo de errado na mobilização do segmento infantil da maior denominação evangélica de Timóteo, ou assistirem consolados a uma eventual frustração dos seus idealizadores. Evidentemente não viram e gastaram pilha se acenderam lanterna para construírem críticas. Lanternas, aliás , quem acendeu foram as crianças ao cantarem ” Minha Pequena Luz”. Aí, sim, mesmo com brilho não tão intenso como a saga dos “fiscais”, deixaram brilhar a pequena luz, porém capaz de dissipar grandes trevas.
Enquanto teses, planos e ideologias, abraçadas e defendidas por um número crescente de adeptos assassinos, insistem em transformar a infância em laboratório das suas aberrações e castrações, a igreja que se prepara para, brevemente deixar esta terra, promove a manutenção da pureza e vocação dos seus pequenos e pequenas, através de ações onde a obediência a princípios e diretrizes divinas é o ABC de quem quer aprender o caminho que leva ao céu.
A AD Timóteo não faltou com sua responsabilidade, neste aspecto, e ousou dar as seus líderes infantis a oportunidade de descarregarem suas armas contra os inimigos das crianças, muitas vezes travestidos em diversões, inspirações e liberdades que, a rigor, são grades que as tornam reféns de um tempo nojento na sua voracidade em inverter valores.
Vídeo: Trechos do momento da oração para batismo com Espírito Santo.
Reconhecimento ao trabalho da lideranças
Os cordenadores de crianças, regentes de conjuntos infantis, e as líderes e os líderes de crianças, popularmente chamadas de tias e tios, foram apresentados ao público e tiveram seus esforços reconhecidos. O pastor Egídio os convidou para receberem oração e destacou a importância desta equipe para que o congresso saisse do campo das ideias e se projetasse no leito da realidade. O líder do Ministério AD Kids, além da oração, destinou a estas mulheres e homens palavras de gratidão por tudo que fizeram em prol da obra de Deus no alcançe das crianças assembleianas de Timóteo.
Gratidão
Vídeo: Apresentação das tias e coordenadoras regionais.
A coordenação da AD Kids, e todos os que se dispuseram a ajudar para que o congresso fosse o que foi e tivesse o resultado que teve, está agradecida pelo ingente apoio. Neste aspecto, relevante foram, também, os irmãos que atuaram na segurança, agindo com prontidão para que nenhum incidente e acidente ocorresse. Servos de Deus abnegados que abriram mão de estarem presentes fisicamente na nave do templo, dando cobertura na organização de aspectos logísticos como, por exemplo, no trânsito, visto que o templo está localizado em uma avenida muito movimentada de Timóteo.
Na cozinha, também haviam pérolas se desdobrando no melhor de si para a obra de Deus. Por trás daqueles fogões e utensilios estavam valorosas mulheres que abriram mão do conforto propiciável por um fim de semana e decidiram doar o tempo e seus dotes para o congresso. A estas guerreiras, a gratidão, também, da coordenação do 1º Congresso Infantil AD Kids.
O congresso terminou mas o que ocorreu durante sua realização, no sábado no Limoeiro e, no domingo, em Olaria, tem ingredientes e sabores para alimentar estas crianças que fizeram, do seu último final de semana, a primeira e grande oportunidade de participar de um congresso exclusivo, elas que não pode ser impedidas de irem até Cristo, pois das tais é o Reino dos céus.
Veja mais destaques do encerramento.
Abertura com oração pelo pastor Noir e considerações do pastor Egídio.
Equipe de louvor.
Leitura bíblica inicial.
Louvor (I).
Louvor (II).
Apresentação do Chocolate (I).
Apresentação dos Exploradores do Rei.
Apresentação do Chocolate (II).
Ministração do Tio Meirison.
CLIQUE AQUI para ver TODAS as fotos do encerramento.
Sou Silas Rodrigues, o Silas do Blog, fundador deste site, com quase 15 anos de existência. Gleiziane é minha esposa e repórter fotográfica.
Você pode gostar
-
Em Timóteo: Crime no Petrópolis: suspeito de assassinar mulher é preso em Ipatinga
-
PF indicia Bolsonaro e militares por plano de golpe
-
Caminhonete cai no carregada com 800 quilos de maconha
-
Na AD Ana Moura (TB): Coordenadora e vice da UFADAT são homenageadas
-
Em Timóteo: mulher é encontrada morta dentro de casa
-
Depay questiona arbitragem em vitória do Corinthians sobre o Cruzeiro: ‘Decepcionado’