A Rede Sismográfica Brasileira (RSBR) registrou um tremor de terra de magnitude preliminar 3.0 próximo a Sete Lagoas, na região Central de Minas Gerais, por volta das 14h35 desta sexta-feira (30/1). A entidade apontou que moradores da cidade relataram ter sentido o abalo sísmico, que foi registrado pelas estações da RSBR e analisado pelo Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP).
Bruno Collaço, sismólogo do Centro de Sismologia da USP e da RSBR, diz que pequenos tremores de terra em Minas Gerais não são incomuns, já que o estado possui o maior número de abalos sísmicos registrados.
“Os tremores naturais, na sua grande maioria, se devem às grandes pressões geológicas que atuam na crosta terrestre”, explica o Collaço.
Segundo a RSBR, o tremor registrado próximo a Sete Lagoas é o terceiro sismo registrado em Minas Gerais apenas na última semana. No dia 27 de janeiro, os municípios de Riacho dos Machados e de Frutal registraram eventos de magnitudes 2.4 e 2.9, respectivamente.
Sobre a RSBR
Fique por dentro do que publicamos sobre a AD Timóteo.
Coordenada pelo Observatório Nacional, com apoio do Serviço Geológico do Brasil, a Rede Sismográfica Brasileira é responsável por monitorar a sismicidade do território nacional por meio de quase 100 estações sismográficas.
O Tempo.