O jovem Jiang Yanchen, de 21 anos, é mais conhecido como ‘menino dobrado’, por ser diagnosticado com espondilite anquilosante, uma doença inflamatória grave que compromete as articulações e ligamentos da coluna vertebral. Entretanto, o chinês passou por diversas cirurgias e ficou em pé pela primeira vez após uma batalha impressionante contra a rara condição que deformava sua coluna desde a infância.
Por causa da condição, o ‘menino dobrado’ vivia com o pescoço extremamente curvado para trás, com a cabeça a poucos centímetros das nádegas e o corpo inclinado para frente, o que limitava drasticamente seus movimentos e reduzia sua altura para cerca de um metro. Apesar das limitações, ele não desistiu dos estudos: em 2022, concluiu o vestibular deitado em um tapete de yoga e foi aprovado no curso de Engenharia de Energia da Universidade Dezhou.
Com o sonho de uma vida mais funcional, o ‘menino dobrado’ passou por cirurgia em agosto do ano passado, após procurar o médico Liang Yijian, especialista em correção de deformidades graves da coluna, na cidade de Chengdu. Entre agosto de 2024 e junho de 2025, ele foi submetido a quatro cirurgias altamente complexas. Os procedimentos envolveram osteotomias na coluna cervical, torácica e lombar, além de liberação das articulações do quadril. A última cirurgia durou mais de 12 horas e conseguiu realinhar sua coluna em aproximadamente 170 graus.
De acordo com os médicos, os procedimentos chegaram ao limite técnico da cirurgia ortopédica e exigiram manobras delicadas, como girar o paciente e até mesmo ajoelhar-se na sala de operação para posicioná-lo corretamente. Após meses de recuperação intensa, Jiang ficou em pé com o corpo reto pela primeira vez no fim de junho.
Agora, Jiang Yanchen traça novos objetivos: quer concluir a faculdade e entrar na pós-graduação. “Entrei na universidade de joelhos. Agora quero me manter firme e seguir em frente”, afirmou Jiang. Ele também expressou o desejo de retribuir o apoio que recebeu: “Se eu melhorar no futuro, quero contribuir com a sociedade de alguma forma”.