Publicado
29 minutos atrásno
Em parceria com a Fundação Aperam Acesita, Polícia Militar MG conclui atividades do programa com formaturas de estudantes das redes pública de ensino
O Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) promoveu a formatura de 611 estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental de 11 escolas da rede pública de ensino de Coronel Fabriciano e de Timóteo, marcando a conclusão das atividades do 2º semestre de 2025. As formaturas foram realizadas no dia 4 de dezembro, na Escola Municipal Senador Zé Alencar, em Coronel Fabriciano, e no Ginásio Poliesportivo, em Timóteo. Estiveram presentes autoridades locais, estudantes e seus familiares, educadores e representantes das instituições parceiras do programa promovido pelo 58ª BPM de Polícia Militar de Minas Gerais e 85ª Cia da Polícia Militar de Minas Gerais.
A Fundação Aperam Acesita é uma das parceiras do Proerd há 21 anos, ao lado da Superintendência Regional de Ensino de Cel. Fabriciano, Prefeituras de Timóteo e de Coronel Fabriciano, Fundação Emalto, Rotary Club de Acesita, Rotary Club de Coronel Fabriciano, Instituto Maçom de Gestão de Projetos Sociais (IMAG) e Conselho Comunitário de Segurança Pública (Consep).
Em Timóteo, foram atendidos os alunos das escolas municipais Novo Tempo, Joaquim Ferreira de Souza, José Moreira Bowen, Limoeiro, Clarindo Carlos Miranda e da escola estadual José Ferreira Maia. E em Coronel Fabriciano, participaram as escolas municipais Boa Vista, Maria Da Penha Lima, Vereador Nicanor Ataíde, Senador Zé Alencar e Ampliar Instituto de Educação.
Formar cidadãos
O Proerd é desenvolvido com a aplicação de 10 lições para as crianças do 5º ano do Ensino Fundamental, em encontros semanais. Segundo o sargento Wender Oliveira Santos da 85ª Cia. da PMMG, as crianças são incentivadas a fazerem boas escolhas, ser bons cidadãos, ser responsáveis consigo e com os outros, lidar com o bullying, comunicar de forma adequada, lidar com a pressão dos colegas e recusar qualquer tipo de droga, dentre outros temas.
“A formatura representa o encerramento dessa jornada de crescimento, conscientização e aprendizado. Com esta iniciativa, a Polícia Militar reafirma seu compromisso com a prevenção, formação de cidadãos conscientes e o fortalecimento dos vínculos entre escola, família e polícia. Acreditamos que a segurança pública também se constrói com educação, diálogo e presença”, declarou o Sargento Wender.
Para melhor compreensão das lições, os alunos participantes do Proerd registraram por meio de redações o que vivenciaram, aprenderam com o programa. Os alunos autores dos textos que se destacaram foram premiados com uma bicicleta e as respectivas professoras foram homenageadas.
Luiz Magalhães, presidente da Fundação Aperam Acesita, ressaltou que o Proerd trabalha conceitos que vão acompanhar os estudantes por toda a vida. “A Fundação Aperam tem a missão de transformar comunidades por meio de projetos sustentáveis, como a parceria com a Polícia Militar para aplicação do Proerd. As crianças que passam pelo programa têm a oportunidade de construir uma história de vida longe das drogas e da violência, sendo orgulho para familiares, escola e comunidade”, detalhou.

Sou Silas Rodrigues, o Silas do Blog, fundador deste site, com quase 15 anos de existência. Gleiziane é minha esposa e repórter fotográfica.