Publicado
1 dia atrásno
O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, e a mulher foram capturados enquanto dormiam pela considerada tropa de elite do exército dos Estados Unidos. Estão a bordo de um navio de guerra americano a caminho de Nova Iorque, onde serão julgados por narcotráfico.
Maduro e a mulher, Cilia Flores, foram capturados enquanto dormiam, retirados do quarto à força durante a madrugada e levados para os Estados Unidos. Estão a caminho de Nova Iorque, a bordo do navio de guerra USS Iwo Jima, onde serão julgados por tráfico de droga
A confirmação foi feita pelo presidente norte-americano, Donald Trump, que não avançou detalhes da operação.
A Delta Force, a unidade de elite que capturou o líder venezuelano, atua em missões sensíveis e de alto risco. É uma tropa ultra secreta.
Numa conferência de imprensa a partir da mansão de Mar-a-Lago, na Florida, Donald Trump adianta que os Estados Unidos vão governar a Venezuela até que haja uma transição “justa e calma” de poder.
Trump diz ter assistido ao vivo à operação “em grande escala”, numa sala a acompanhando “todos os detalhes”, para capturar e retirar da Venezuela o seu homólogo.
“Eu assisti, literalmente, como se estivesse a assistir a um programa de televisão”, disse, em entrevista à Fox News, citado pela agência Associated Press (AP).
Na mesma entrevista, adiantou que Maduro foi capturado quando se encontrava “num local muito bem guardado, como uma fortaleza”.
Segundo Trump, nenhum americano terá sido morto durante o ataque e dois militares foram feridos, “mas já se recuperaram e estão bem”.
O Presidente dos Estados Unidos publicou um vídeo do ataque na Venezuela ao som de “Fortunate Son”, dos Creedence Clearwater Revival, uma música da altura da guerra do Vietname.
As ações militares na Venezuela aparecem num vídeo de 1:24 ao som de “Fortunate Son”, dos Creedence Clearwater Revival, uma música anti-guerra da altura do conflito do Vietname (1959-1976) sobre como filhos de famílias ricas e influentes eram poupados ao alistamento.
O líder dos Estados Unidos publicou também, na mesma rede social, a primeira imagem de Nicolás Maduro após ter sido capturado. O Presidente da Venezuela aparece algemado, com os olhos aparentemente vendados, de fato de treino e com uma garrafa de água na mão, a bordo do navio de guerra USS Iwo Jima.
Rita Rogado/SIC Noticia

Sou Silas Rodrigues, o Silas do Blog, fundador deste site, com quase 15 anos de existência. Gleiziane é minha esposa e repórter fotográfica.