Ligue-se a nós

Gente

Maceió registra tremor de magnitude de 0.89 e internet entra em colapso

Publicado

no

Foto: Reprodução/UFAL/ND
Compartilhe esta publicação

Tremores de terra assustam moradores de Maceió (AL) neste sábado (2). Após um alerta da Defesa Civil de Maceió de que uma mina de uma empresa de mineração, localizada na região do antigo campo do CSA, no Mutange, encontra-se em situação crítica e próxima do colapso, a população se viu ainda mais preocupada.

Segundo a Defesa Civil da Cidade, há um deslocamento vertical acumulado de 1,56 cm e uma velocidade vertical de 0,7 cm por hora. Só para se ter uma ideia, nas últimas 24 horas, um significativo movimento de 13 cm foi registrado, elevando o nível de alerta para um iminente risco de colapso.

Na madrugada deste sábado, um tremor de terra de magnitude 0,89 foi registrado a cerca de 300 metros de profundidade na área da mina nº 18.

De acordo com a pasta, essas informações são baseadas em dados contínuos, incluindo análises sísmicas, apontando para a urgência da situação.

Diante desse cenário de perigo, a Defesa Civil permanece em alerta máximo, instando a população a evitar transitar na área desocupada até uma nova atualização das autoridades.

Pânico na internet

Na internet, comentários de moradores mostram o quanto a população está assustada com as informações repassadas pela Defesa Civil.

“Que desespero”, diz uma. “Estamos sem estrutura”, diz outra.

Gabinete de crise

Na última quarta-feira, dia 29, a prefeitura chegou a estabelecer um gabinete de crise para monitorar de perto a evolução da situação. A decisão foi motivada pelo agravamento dos tremores de terra na proximidade da mina, especificamente em uma área já desocupada e próxima ao antigo campo do CSA, o time de futebol local.

No entanto, ao longo da semana os moradores locais foram recebendo diversos alertas de abalos, que estão inclusive registrados no site da Defesa Civil da cidade.

Na internet, o governo de Alagoas chegou a publicar um manual para que as pessoas pudessem se proteger dos perigos.

A mina em iminente risco de colapso está situada no bairro Mutange, às margens da lagoa Mundaú, a cerca de 5 quilômetros do coração do centro da cidade.

Continuar Lendo