Publicado
4 meses atrásno
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não estará presente na abertura das Olimpíadas de Paris, que acontece no dia 25 de julho. Mesmo com o convite feito pelo presidente francês, Emmanuel Macron, o petista alegou estar atarefado no Brasil no período, e por isso escalou a primeira-dama, Janja da Silva, para representá-lo.
O anúncio foi feito nesta quinta-feira (11), durante uma cerimônia com atletas olímpicos e paraolímpicos que ocorreu no início da tarde, no Palácio do Planalto. O evento marcou a assinatura do decreto que confirma o reajuste de 11% no valor do Bolsa Atleta, que não era reajustado há 14 anos.
“Como eu sou convidado pelo Macron, eu resolvi dizer que a Janja vai porque eu tenho muita coisa para fazer no Brasil e não posso ir, então quando vocês estiverem disputando, ela vai estar lá torcendo”, disse o presidente.
Na sequência, a primeira-dama deu detalhes sobre a sua participação nas Olímpiadas junto a delegação brasileira em Paris, e disse que também vai coordenar ações do G20 na Aliança Global contra a fome e a pobreza.
“Vou estar lá na abertura com vocês, e a gente tá indo também porque vocês sabem que o presidente Lula é o presidente do G20, e ele lançou a Aliança Global contra a fome e a pobreza, então a gente vai estar lá fazendo uma atividade para adesão da prefeitura de Paris e de outras prefeituras, movimentando os atletas nesse momento. A minha equipe está produzindo o material e quem quiser participar, a gente vai ficar muito feliz”, disse a primeira-dama, que aproveitou a ocasião para convidar os atletas a se engajarem na causa e também desejou boa sorte aos brasileiros que vão representar o país nas Olimpíadas e nos Jogos Paraolímpicos.
Além da primeira-dama, o governo brasileiro também será representado pelo ministro do Esporte, André Fufuca.
Por Itaiaia
Sou Silas Rodrigues, o Silas do Blog, fundador deste site, com quase 15 anos de existência. Gleiziane é minha esposa e repórter fotográfica.