Publicado
1 ano atrásno
O hospital municipal de Santa Cruz, localizado na região Agreste do Rio Grande do Norte (RN), utilizou uma embalagem de bolo como máscara de oxigênio para um bebê de apenas 3 meses, que estava internado com suspeita de bronquiolite. Em nota, a unidade de saúde explicou que o paciente, com 3 meses e 20 dias, foi admitido no último sábado (08) apresentando um quadro grave de desconforto respiratório, congestão nasal, febre, rinorreia, vômitos e diarreia.
Ainda de acordo com o hospital municipal, o bebê de 3 meses foi medicado e a equipe solicitou vaga de internamento em alguma unidade com UTI pediátrica. Porém, foi preciso usar a embalagem de bolo improvisada enquanto a transferência não ocorreu.
Santa Cruz informou que o hospital municipal não é referência em urgência materno infantil e que a médica plantonista usou a embalagem de bolo para montar um leito semi intensivo e atender a necessidade criança enquanto aguardava regulação para leito de UTI.
No fim da manhã desta terça (11), o município do agreste informou que a criança estava em uma ambulância do Samu em transferência para o hospital Varela Santiago, em Natal.
“São alguns improvisos que a gente precisa fazer. Realmente ajudou bastante o rapazinho a voltar a respirar bem, a ter uma boa penetração de oxigênio no pulmão. Foi fundamental para ajudar na recuperação dele”, disse o médico Francisco Júnior, do Samu, que atuou na transferência do bebê de 3 meses.
Por Gazeta Brasil
Sou Silas Rodrigues, o Silas do Blog, fundador deste site, com quase 15 anos de existência. Gleiziane é minha esposa e repórter fotográfica.