Publicado
2 horas atrásno
Uma das etapas que mais reprova quem tenta tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), a baliza atual – feita de forma separada e entre cones – deixará de ser obrigatória no exame de direção em pelo menos cinco estados: São Paulo, Santa Catarina, Amazonas, Espírito Santo e Mato Grosso do Sul. Segundo o Ministério dos Transportes, a medida deverá ser seguida por Minas e demais unidades federativas. A mudança divide opiniões e acende sinal de alerta entre especialistas em segurança viária.
A desobrigatoriedade da baliza é fruto de resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Segundo o órgão federal, os critérios técnicos dos exames práticos poderão ser aplicados de forma uniforme em todo o território nacional, seguindo as diretrizes do Manual Brasileiro de Exames de Direção Veicular.
No modelo anterior, o candidato precisava ser aprovado tanto na baliza quanto na prova de rua para obter a CNH. Agora, o exame passa a ser realizado em uma etapa única de trajeto.
De acordo com o Ministério dos Transportes, as manobras de estacionamento serão avaliadas durante o percurso em via pública. O examinador observará como o condutor estaciona o veículo dentro de um contexto real de trânsito, e não mais em um espaço isolado e cercado por protetores.
Falta esclarecer alguns pontos
Apesar da mudança na prova de baliza, a pasta nacional não detalhou se o candidato poderá ser reprovado ao realizar a manobra errada durante o novo trajeto único de avaliação.
A data para a desobrigatoriedade da baliza em Minas ainda não foi definida. Segundo o Detran-MG, estão sendo conduzidos os estudos necessários para a implementação das novas regras no estado.
Muito mais do que ‘só colocar carro em uma vaga’
Para Alysson Coimbra, diretor científico da Associação Mineira de Medicina do Tráfego (Ammetra), a flexibilização dos critérios de avaliação ocorre em um momento crítico, com o aumento expressivo de mortes no trânsito. Segundo ele, a baliza cumpre uma função pedagógica que vai muito além de colocar o carro em uma vaga.
“É um exercício de domínio do veículo em espaço reduzido, de coordenação motora, noção espacial e controle emocional sob pressão. A baliza treina três coisas fundamentais: percepção de espaço, controle fino do carro e tomada de decisão em baixa velocidade”, aponta.
Prova da CNH com carro automático
Outra mudança que tem chamado atenção é a possibilidade de fazer a prova da CNH com carro automático. Anteriormente, a opção só era dada para candidatos que necessitavam de algum tipo de adaptação veicular.
Para Alysson Coimbra, o uso de carros automáticos na formação de condutores “não dialoga com a realidade do Brasil”. O especialista avalia que a mudança “fragmenta a formação do motorista”.
“Na prática, isso gera um risco concreto. Em situações de urgência, emergência ou necessidade – como substituir um familiar, um colega de trabalho ou dirigir um veículo de frota – a pessoa pode precisar conduzir um carro manual. Mesmo sem preparo, ela pode se julgar apta, o que aumenta a probabilidade de erro, acidente e lesão”, afirma.
Mudanças
Por outro lado, algumas alterações já deverão ser implementadas nos próximos dias em Minas, como a mudança na pontuação do exame prático, em que a reprovação passará a ocorrer quando o candidato ultrapassar 10 pontos.
Agora, o candidato inicia o exame sem pontos e pode ter a pontuação acrescida conforme as infrações de trânsito cometidas durante o percurso, respeitado o limite máximo de 10 pontos, de acordo com a gravidade da infração. Cada infração terá um peso.
Peso um: infração de trânsito de natureza leve;
Peso dois: infração de trânsito de natureza média;
Peso quatro: infração de trânsito de natureza grave;
As novas regras fazem parte das mudanças recentes que vêm sendo feitas para tirar ou renovar a CNH. A maior dessas alterações foi o fim da obrigatoriedade de fazer aulas de direção em autoescola.
Pelas novas normas divulgadas no fim de 2025, o curso teórico passou a ser gratuito. O governo fornece ao candidato todo o conteúdo de forma digital, mas também é possível frequentar aulas presenciais em autoescolas. Além disso, o exame prático poderá ser feito com veículos automáticos.
Anteriormente era obrigatório fazer 20 horas de aulas práticas, agora só duas horas são necessárias. O candidato, caso queira, também pode frequentar uma autoescola ou contratar instrutores autônomos.
Hoje em Dia.

Sou Silas Rodrigues, o Silas do Blog, fundador deste site, com quase 15 anos de existência. Gleiziane é minha esposa e repórter fotográfica.
MG: Motorista de carro de funerária que transportava corpo morre em acidente
‘Devolve minha filha, pelo amor de Deus’, clama mãe de menina autista sumida em MG
Instituto do Coração é atingido por incêndio em SP e pacientes são evacuados
Catherine O’Hara, atriz de Hollywood, morre aos 71 anos
MG: Homem é preso suspeito de tentar estuprar a própria mãe
Adolescente de MG liderava grupo nazista que planejava atacar escolas e igrejas