Ligue-se a nós

Geral

Estudantes de Timóteo e Coronel Fabriciano celebram formatura no Proerd 2025

Publicado

no

Compartilhe esta publicação

Com apoio da Fundação Aperam, formaturas encerram atividades do primeiro semestre do ano do programa realizado em escolas das redes pública de ensino

O primeiro semestre de 2025 foi concluído no Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) com a formatura de 666 estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental de escolas da rede pública de ensino de Coronel Fabriciano e de Timóteo. Marcaram presença nas cerimônias os estudantes e seus familiares, educadores e representantes das instituições parceiras do programa da Polícia Militar de Minas Gerais.

Timóteo celebrou a formatura do Proerd no dia 02/07, no Ginásio Coberto Iorque José Martins, no Centro, com a presença de cerca de 500 pessoas. Além da Fundação Aperam, são parceiras do programa, a Superintendência Regional de Ensino de Cel. Fabriciano, Prefeitura de Timóteo, Fundação Emalto, o Rotary Club de Acesita e o IMAG – Instituto Maçom de Gestão de Projetos Sociais.

Em Coronel Fabriciano, a formatura foi no dia 09/07, na Escola Municipal Said Albeny, com apoio da Fundação Aperam, Rotary, Conselho Comunitário de Segurança Pública (Consep) de Coronel Fabriciano e Prefeitura do município. Cerca de 400 pessoas prestigiaram a formatura.
Para Luiz Magalhães, presidente da Fundação Aperam Acesita e Coronel do Quadro de Oficiais da Reserva da Polícia Militar, o Proerd é uma iniciativa de grande impacto na formação das crianças, com reflexos que se estendem até a vida adulta. “Nosso compromisso é oferecer total apoio à Polícia Militar para que o programa seja implementado com excelência e segurança. O Proerd tem o poder de transformar realidades, ao incentivar as crianças a trilharem um caminho longe das drogas e da violência, tornando-se motivo de orgulho para suas famílias, escolas e comunidades. Parabenizamos à Polícia Militar por mais uma conclusão do programa em Timóteo e Coronel Fabriciano, à rede de ensino dos municípios e rede estadual pela abertura e entendimento da importância ao programa e, principalmente, aos jovens, que passaram pelo programa e reforçaram o compromisso de viverem longe das drogas e da violência”, reforçou.
Ana Júlia Alves de Oliveira, aluna do 5º ano da Escola Estadual Getúlio Vargas, de Timóteo, participou do Proerd e foi premiada por ter feito uma das melhores redações no concurso de encerramento sobre o programa. “Aprendi muito sobre o mal que a droga faz para o ser humano, sobre os meios de comunicação e suas características, o mal que o bullying faz. E todas as aulas com o Sargento Wender foram sempre muito legais”, comentou a estudante.

21 anos de parceria
Por meio de 10 lições, as crianças aprendem a fazer boas escolhas, ser bons cidadãos, ser responsáveis consigo e com os outros, lidar com o bullying, comunicar de forma adequada, lidar com a pressão dos colegas e recusar qualquer tipo de droga, dentre outros temas.

O Proerd é desenvolvido há quase 21 anos pela Polícia Militar de Minas Gerais com os alunos que cursam o 5º ano do Ensino Fundamental. Ao longo desses anos, a Fundação Aperam está ao lado do 58º Batalhão de Polícia Militar por acreditar no seu objetivo de beneficiar os alunos com informações e habilidades necessárias para viver de maneira saudável, sem drogas e violência. O programa propõe aos alunos uma reflexão para fazerem escolhas com sabedoria, pensando nos riscos e nas consequências, para decisões seguras e com responsabilidade.

Continuar Lendo