Publicado
2 anos atrásno
A Prefeitura de Timóteo, por meio da Subsecretaria de Mobilidade Urbana, promove um treinamento de Primeiros Socorros voltado para os agentes de trânsito municipais, com aulas teóricas e práticas. O evento está sendo realizado na 85ª Cia de Polícia Militar nesta quarta-feira (16), de 9h às 17h, sendo ministrada pelo Grupo Minas Prevenção, empresa credenciada junto ao Corpo de Bombeiros Militar de Minias Gerais e especializada em formação de bombeiros civis, socorristas e equipes de atendimento altamente capacitadas.
Participam do treinamento, nove agentes de trânsito e o coordenador de Fiscalização de Trânsito, além do subsecretário de Mobilidade Urbana, Jorge José Uhôa. “Essa formação é de grande importância para promover e aprimorar as habilidades dos agentes de trânsito no desempenho de suas funções e, consequentemente, contribuir para um trânsito mais seguro em nossa cidade”, ressalta o subsecretário.
O treinamento de Primeiros Socorros tem ênfase em traumas e Stop The Bleed (Parar o Sangramento – técnicas de controle de sangramento), com uma jornada de 8 horas. Os agentes de trânsito serão instruídos em uma série de tópicos cruciais para lidar com situações de emergência e prestar assistência eficaz em momentos críticos.
Entre os tópicos abordados estão: noções fundamentais de primeiros socorros, incluindo RCP (Ressuscitação Cardiopulmonar) e técnicas de desobstrução das vias aéreas; enfoque especial em situações de trauma, ensinando como avaliar, estabilizar e tratar vítimas de lesões graves, incluindo o treinamento prático no uso de técnicas de controle de sangramento; simulações realísticas; e estratégias para lidar com cenários de acidentes de trânsito, coordenar o atendimento a múltiplas vítimas e trabalhar em conjunto com outros profissionais de resgate.
“Essa capacitação traz um crescimento profissional e pessoal para cada um de nós. É uma oportunidade de aprender e de oferecer um serviço de qualidade, responsável e humanizado para toda a comunidade”, relata o agente de trânsito André Rodrigues. Em relação aos tópicos abordados, Rodrigues destaca a importância de fazer a primeira abordagem no caso de vítimas envolvidas em acidentes de trânsito. “Temos que estar aptos a fazer a diferença entre urgência e emergência, realizando os primeiros atendimentos e repassando as informações aos socorristas, que farão o deslocamento para o hospital”, explica o agente de trânsito.
O treinamento abrange ainda comunicação eficaz entre os membros da equipe de resgate e coordenação das ações para otimizar o atendimento; e legislação e normas de segurança, trazendo conteúdo sobre as regulamentações locais e nacionais relacionadas aos procedimentos de atendimento em emergências.
Sou Silas Rodrigues, o Silas do Blog, fundador deste site, com quase 15 anos de existência. Gleiziane é minha esposa e repórter fotográfica.
Cruzeiro recebe proposta milionária do PSG e encaminha venda de lateral
Da AD Ana Rita: Fiéis celebram os 102 anos da irmã Conceição Damasceno
Três cães morrem de calor após ficarem 1h30 em carro de pet shop
Laudo confirma câncer de pele em lesões retiradas de Bolsonaro
Caravana do Paraguai passou por Timóteo, onde visitou o templo da AD Olaria
Timóteo: Mãe é agredida por filho