Publicado
2 semanas atrásno
Os gatos são, sem dúvida, um dos animais de estimação mais amados e populares do mundo. E, para que possamos celebrar e reconhecer sua importância, existe uma data especial dedicada a eles: o Dia Mundial do Gato, que ocorre todo ano em 17 de fevereiro.
Mas afinal, você sabe por que essa data foi escolhida? E como você pode comemorar o Dia Mundial do Gato de maneira divertida e significativa para o seu felino? O blog da Petz vai te explicar tudo sobre a data e dar dicas para celebrar em grande estilo ao lado do pet.
Afinal, como surgiu o Dia Mundial do Gato? A verdade é que existem diversas datas para celebrar os felinos ao longo do ano. Essa, em específico, foi instituída na década de 30, durante o Congresso Internacional de Proteção Animal na Itália. Diferentes ONGs, ao redor do mundo, se juntaram e estabeleceram a marca de 17 de fevereiro.
Esse dia, portanto, tem como foco a proteção do pet, além de incentivar debates e políticas contra o abandono animal. O instituto de Medicina Veterinária do Coletivo aponta que existem cerca de 10 milhões de gatos que vivem em situação de abandono no Brasil — mostrando o quão urgente essa questão é para o nosso país.
Por isso, se você tem um felino em casa, é o momento ideal para enchê-lo de amor e agradecer por ter um pet tão querido na sua família. Para te ajudar a encontrar formas de celebrar o Dia Mundial do Gato e tornar a data ainda mais especial, separamos algumas ideias estratégicas. Continue lendo para saber mais!
Agora que você já sabe sobre a origem do Dia Mundial do Gato, que tal aprender algumas maneiras criativas e carinhosas de comemorar esse dia com o seu pet? Confira algumas ideias que vão deixar seu gato ainda mais feliz!
Como o Dia Mundial do Gato fala justamente sobre a proteção dos felinos, que tal comemorar a data com uma das maiores demonstrações de amor que existem? Se você acredita que está pronto para ter um pet e tem condições financeiras e psicológicas para isso, a adoção é uma excelente maneira de salvar uma vida. Não faltam pets em abrigos à procura de uma família e o seu próximo animal de estimação pode estar por lá.
Nesse caso, vale ressaltar a importância de estar pronto para adotar. É preciso dedicar tempo para a adaptação do pet ao novo lar e estar disposto para solucionar possíveis intercorrências com o animal no futuro. Em troca, você vai receber muito amor e construir uma relação especial com o seu gato.
Caso ainda não esteja confortável com a ideia, não tem problema nenhum. Você pode ajudar ONGs com doações, além de apostar em marcas que dividem os lucros com instituições de caridade com foco em animais. Na Petz, realizamos eventos de adoção todos os meses, em todo território nacional. Ou seja, quando estiver pronto para adotar, já sabe onde encontrar animais que precisam de um lar.
Diversos felinos adoram interagir com seus donos e o Dia Mundial do Gato é uma excelente oportunidade para passar mais tempo com o seu felino. Brinque bastante com o gato, oferecendo brinquedos como varinhas com penas, bolinhas e outros itens que estimulem o instinto de caça.
Além disso, os gatos amam brincadeiras que envolvem movimentos e desafios. Tente esconder petiscos ou brinquedos em lugares mais difíceis de alcançar, criando uma “caça ao tesouro” divertida para o seu gato. Se o felino for mais velho ou tiver alguma dificuldade de locomoção, você deve adaptar a brincadeira. Mas o objetivo é claro: dar bastante carinho e se divertir.
Que tal preparar um bolo delicioso e saudável para seu gato? Existem muitas receitas de bolos caseiros para gatos que utilizam ingredientes seguros e nutritivos para eles. Você pode fazer um bolo simples com carne desfiada e alguns vegetais, recomendados pelo seu veterinário. É possível, ainda, fazer um bolo para gato de ração, com alguma marca que o seu pet já conheça e ame.
Mas vale lembrar: é preciso verificar se os ingredientes são adequados para o consumo felino e evitar qualquer coisa que seja prejudicial para eles, como temperos e produtos químicos. Antes de oferecer qualquer tipo de alimento ao pet, consulte um médico-veterinário de confiança.
A gatificação é uma grande tendência entre tutores de gatos e não é para menos. Adaptar o ambiente em que o pet vive, tornando-o mais interessante e estimulante, traz vários benefícios para o físico e a mente do gato. Por isso, se você ainda não começou a gatificar o seu apartamento ou casa, esse é o momento ideal.
Invista em prateleiras, redes e rampas para que o gato possa fazer diferentes trajetos. Eles também adoram ter um ambiente mais sossegado para observar o movimento da casa, lá do alto. Um bom arranhador é outro objeto essencial para entreter o gato, deixando as unhas do felino mais afiadas.
Os brinquedos são essenciais para o desenvolvimento e a felicidade dos gatos. Uma boa dica é optar por produtos interativos, como aqueles que liberam petiscos ou que simulam a caça. Diferente do que muitos podem pensar, os gatos também adoram bolinhas e vão amar correr atrás do objeto.
Ao escolher um brinquedo, leve em consideração os gostos e preferências do seu pet, para garantir que ele vai aproveitar a brincadeira. No caso de dúvida, vale escolher aquele que melhor se encaixa com o estilo do seu animal, levando em conta a condição física e possíveis problemas de saúde que ele possa ter.
Se seu gato é do tipo que adora explorar o ambiente externo, e você tem um espaço seguro e controlado, que tal fazer um passeio ao ar livre? Lembre-se de utilizar uma coleira e um guia específicos para gatos para evitar acidentes.
Se seu gato não estiver acostumado com passeios, talvez seja o momento de introduzir gradualmente a ideia, começando com caminhadas curtas em um local supervisionado. Uma dica é levar a caixinha, caso ele se assuste e precise voltar para casa.
Por Petz
Sou Silas Rodrigues, o Silas do Blog, fundador deste site, com quase 15 anos de existência. Gleiziane é minha esposa e repórter fotográfica.