Publicado
1 ano atrásno
No cenário de competição esportiva de alcance e repercussão nacional do Jogos Escolares Brasileiros 2023, Timóteo teve duas protagonistas medalhistas de ouro. No atletismo paradesportivo (adaptado), Isabela Estefany, aluna da E. E. Leôncio Araújo e Débora Batista da APAE de Timóteo, duas jovens alunas-atletas integrantes da equipe mineira na prova revezamento 5x80m, categoria SUB 16, sagraram-se campeãs brasileiras, conquistando a medalha de ouro.
As novas campeãs brasileiras participam do Programa Paradesportivo Cre Ser, um projeto esportivo inovador destinado a pessoas com deficiência intelectual e múltipla, de iniciativa da APAE de Timóteo. A iniciativa tem patrocínio da VALE, pela Lei Federal de Incentivo ao Esporte e apoio institucional da Prefeitura de Timóteo e do Instituto Brasil Igualdade Social (IBIS) – de reconhecida expertise no âmbito de projetos esportivos incentivados.
O projeto
Implementado após a pandemia, o Cre Ser tem como proposta metodológica que cem alunos especiais (com deficiência) da APAE de Timóteo ou de outras escolas da rede de ensino local tenham a oferta de sessões regulares e gratuitas de iniciação e/ou aprimoramento, específico, de atletismo dentre outras modalidades. O projeto fornece a ambientalização de atividades de complementariedade pedagógica para iniciação paradesportiva, bem como o aprimoramento técnico, físico e tático visando até mesmo eventual participação em eventos paradesportivos, promovidos nos âmbitos municipal, regional, estadual e até mesmo nacional.
JEBs
Brasília, a capital federal, foi a sede da edição de 2023 dos Jogos Escolares Brasileiros (JEB´s), o principal evento do esporte educacional do Brasil reforçando o grande diferencial da força do esporte escolar. O JEB´s foram realizados entre 28 de outubro e 09 de novembro de 2023 reunindo alunos-atletas de 26 estados e do Distrito Federal.
Os JEB’s 2023 apresentou recorde de participação, com 6.714 pessoas inscritas, entre atletas e equipe técnica. O JEB’s – 2023 é uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), contando com o patrocínio da Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte e apoio da Secretaria de Turismo e da Secretaria de Esporte e Lazer do Distrito Federal e do Ministério do Esporte.
Os quase sete mil inscritos se enfrentaram nas provas de 18 modalidades, nos naipes masculino e feminino: atletismo, incluindo atletismo paradesportivo (adaptado), badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, judô, karatê, natação, taekwondo, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia, wrestling e xadrez. Este ano, curling e esgrima, foram modalidades demonstrativas.
Sou Silas Rodrigues, o Silas do Blog, fundador deste site, com quase 15 anos de existência. Gleiziane é minha esposa e repórter fotográfica.