Publicado
3 horas atrásno
A morte do irmão Adão Prudêncio da Silva, da Assembleia de Deus do bairro João XXIII, ocorrida dia 11 de outubro, aos 89 anos, não é somente a interrupção de uma frutífera e exemplar existência. É, também, a conclusão de uma história de luta, garra, colaboração e construção de um modelo de vida recheado de dignidade e exemplos de um servo de Deus comprometido com Sua obra.
O velório ocorreu no templo da Assembleia de Deus do bairro João XXIII, onde louvores foram entoados. A emoção tomou conta do ambiente, com a visível dor dos familiares, provocada pela despedida do patriarca.
Adão Prudêncio é daqueles homens que, na vida, não foram alvo de holofotes, foram heróis sem pódio e não fizeram da bajulação moeda de troca para falsas afirmações e ascensões.
Irmão Adão Prudêncio venceu como cidadão e servo de Deus. Sua trajetória foi sublinhada pela humildade. Não ficou na beira da avenida da existência somente vendo a banda passar. Fez parte desta corporação e seu instrumento foi a lealdade e retidão.
Sua partida o insere na galeria dos que contribuíram com a obra de Deus em Timóteo, como um dos ativos pioneiros da Assembleia de Deus. Foi regente do coral Vendedores com Cristo, segundo relato de uma filha. Mas não é só no Ministério da Assembleia de Deus de Timóteo que as marcas deste servo ficaram. Ele serviu a Deus, também, em Coronel Fabriciano e foi recepcionista (à época, porteiro) de uma congregação no bairro Caladinho, pertencente ao Ministério da Assembleia de Deus daquele município. Numa conversa em família, irmão Adão se reportou a este período. “Ele lembra quando pastor Pimentel dividiu o Campo Ministerial de Ipatinga; ele passou paro pastor Antônio Rosa e Timóteo (na época, Acesita) passou para o Pastor Adão”, contou uma das filhas.
Sua herança musical está presente na vida da família que, em oportunidades várias, demostrou o carinho que lhe devota como, por exemplo, em 2023, fez questão da realização de um culto em ação de graça pelos seus 87 anos de vida (leia, aqui). “Eu tenho orgulho de ter herdado do meu pai o dom na área da música”, exultou Sirlene, regente do círculo de oração da Assembleia de Deus do bairro Santa Maria. Essa declaração foi feita em 2023, por ocasião do culto em gratidão a Deus pelo aniversário do pai.
A dor das incertezas e desconforto, causadas pela realidade de uma saúde torpedeada, desde 2006, foi agravada, em 2017, pela perda da esposa. “Pai é viúvo há 6 anos. Na época que a esposa faleceu ficou muito triste e, agora, a alegria e a vontade de viver foi retomada com força ao lado dos filhos que muito tem feito pra cuidar dele”, declarou Mirian, outra de suas filhas, em 2023.
O Ministério da Assembleia de Deus, portanto, vê mais um dos seus pioneiros partir, deixando traços indeléveis na sua história. Seus valores que se vão, imprimindo luz sobre sua trajetória e essas ausências estão presentes naquelas citações de tempos gloriosos que contribuíram decisivamente para o crescimento deste Ministério.
As lembranças do irmão Adão Prudêncio irão eternizar-se de várias elogiáveis formas, uma delas, na vida dos filhos que tiveram a oportunidade de terem uma mãe e um pai que os criaram nos caminhos do Senhor.
Sou Silas Rodrigues, o Silas do Blog, fundador deste site, com quase 15 anos de existência. Gleiziane é minha esposa e repórter fotográfica.
Timóteo: Filho pede orações e doação de sangue para o pai, o ex-vereador Moacir de Castro
Gabinete Itinerante fortalece laços entre a gestão municipal e a população do bairro Limoeiro
Em Timóteo: Homem é morto a tiros ao sair de bar
Na AD Alegre: a Graça de Deus num culto em ação de graças a Deus!
Nota de falecimento: Andreia Reis, irmã da Zilá, da AD Novo Tempo
Da AD João XXIII: irmão Adão Prudêncio será velado neste domingo. Saiba onde e o horário