Publicado
2 horas atrásno
Entre os requerimentos aprovados pela CPMI do INSS, nesta quinta-feira (04), dois miram o Sindnapi (Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos da Força Sindical).
A entidade tem como vice-presidente José Ferreira da Silva, o Frei Chico, irmão do presidente Lula.
Os pedidos foram apresentados pela deputada Adriana Ventura (Novo-SP). A aprovação abre caminho para que a comissão tenha acesso a informações sobre pessoas físicas ou jurídicas que, mediante procuração, adquiriram poderes para atuar em nome do Sindnapi de janeiro 2015 a junho de 2025.
Além disso, o colegiado poderá receber do INSS os números de contas bancárias indicados pela entidade para o recebimento de recursos do Fundo do Regime Geral da Previdência Social.
Os requerimentos não mencionam diretamente Frei Chico, mas, ainda assim, a votação foi comemorada pela oposição.
A avaliação é que o acesso às prestações de contas da entidade pode facilitar as buscas pela digital do irmão do presidente em um possível esquema fraudulento.
Em uma das justificativas, a autora do pedido classifica a medida como “essencial para ações subsequentes de rastreamento do “caminho do dinheiro” do esquema ilícito”.
CNN Brasil
Sou Silas Rodrigues, o Silas do Blog, fundador deste site, com quase 15 anos de existência. Gleiziane é minha esposa e repórter fotográfica.