Ligue-se a nós

Geral

Corporação Musical do Naque estreia no Encontro de Bandas

Publicado

no

Divulgação
Compartilhe esta publicação

Neste sábado, dia 29, às 18h, a comunidade do Naque e região poderá conferir gratuitamente o Encontro de Bandas de Música do Naque, na Quadra Poliesportiva Joaquim Alves de Moura (Quadra do Cras). O evento faz parte do Mais Música – Programa de Incentivo à Música Instrumental, que tem o patrocínio da Cenibra, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e apoio do Instituto Cenibra e da Prefeitura Municipal de Naque, com realização da Criativo Produções e Ministério da Cultura do Governo Federal.

Será uma noite com muita música instrumental que encantará gerações com apresentações dos alunos formandos no Mais Música e seus convidados especiais. E o público poderá ouvir músicas tipicamente mineiras, que resgatam e valorizam a nossa cultura. Será a primeira apresentação da Corporação Musical do Naque para a comunidade. Sob a regência do maestro Onofre Raul (Flavinho), a recém composta Corporação, formada por alunos do Programa, apresentará o resultado das aulas iniciadas em 2023.

O palco do Encontro de Bandas também recebe a Banda de Música de Coroaci; a Banda Municipal Lira Caldense, de Engenheiro Caldas; a Corporação Musical de Antônio Dias; a Corporação Musical União Dionisiana (Baixa Verde), de Dionísio; e a Sociedade Filarmônica Lira Seráfica de Itambacuri. Acessíveis, as apresentações contarão com intérpretes de Libras.

“Essa oportunidade que a comunidade tem de conhecer esse lindo trabalho de incentivo à música instrumental na cidade é incrível. Os alunos ensaiaram muito para surpreender o público e tenho certeza que será uma apresentação que ficará na memória de todos que participarem. O repertório é variado e eles darão um show. Tragam os amigos e a família para esse momento musical e prestigie nossos alunos”, comentou o maestro Onofre Raul.

Para o gestor cultural da Criativo Produções, Bruno Minafra, “o resgate cultural das tradicionais bandas de música de Minas valoriza a cultura local e traz oportunidades para os novos talentos. O Programa fez isso aqui no Naque e o resultado são experiências enriquecedoras para toda a comunidade. Alunos, familiares, vizinhos e escola. Todos se beneficiam do aprendizado musical”, concluiu.

“Apoiar iniciativas como esta é essencial para manter viva a rica tradição musical que faz parte da identidade de nossa região. A música tem o poder de unir as pessoas, de contar histórias e de preservar memórias. Ao promover o Encontro de Bandas de Música, estamos investindo no futuro cultural de Naque e região, garantindo que as novas gerações tenham acesso e possam se inspirar nas melodias e harmonias que tanto nos orgulham. O apoio da Cenibra e do Instituto Cenibra demonstra um compromisso genuíno com o desenvolvimento cultural e social das comunidades. Através deste programa, estamos fortalecendo os laços comunitários e incentivando a participação ativa de todos os cidadãos na preservação de nossa herança cultural”, comenta Edson Valgas de Paiva, diretor executivo do Instituto Cenibra.

Mais Música

O Encontro de Bandas de Música do Naque faz parte do Mais Música – Programa de Incentivo à Música Instrumental, que leva desde 2023 cursos de introdução musical, ensino de partituras, técnicas de sopro e percussão e aperfeiçoamento do ensino da música para a comunidade do Naque e região

O Programa realizou a formação musical na comunidade local para o incentivo e implantação da Corporação Musical do Naque. Fazem parte do aprendizado gratuito instrumentos como saxofone, trompete, clarinete, trombone, flauta, Flauta Transversal, bombardino e a percussão.

Continuar Lendo
Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *