Publicado
1 ano atrásno
Como parte da programação do Maio Amarelo, foram realizadas na manhã desta quarta-feira (31/05) mais duas blitzen educativas para encerrar as ações de conscientização dos motoristas para um trânsito mais seguro, uma no Cachoeira do Vale e outra no Centro Norte.
As ações foram desenvolvidas de forma simultânea pela Subsecretaria Municipal de Mobilidade Urbana em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e a 85ª Cia. de Polícia Militar.
O sargento André Luiz de Oliveira, da 85ª Cia. de Polícia Militar, afirmou que o número de acidentes de trânsito dentro da cidade é significativo. “Deveriam haver menos ocorrências na área urbana. A falta de atenção é uma das principais causas de acidentes. O condutor tem que enxergar que a via não é só dele, ela é composta por pedestres, ciclistas, motos, animais e, por isso, ele deve utilizá-la de maneira mais inclusiva. O motorista tem que priorizar a segurança”, disse o sargento.
Alunos do quarto ano da Escola Estadual José Ferreira Maia, no Cachoeira do Vale, e alunos do oitavo e nono anos do Instituto Municipal de Educação Técnica de Timóteo (IMETT) contribuíram na distribuição do material nos semáforos. Thierry Gabriel Dornelas, aluno do IMETT, contou que a experiência foi positiva e garantiu que vai dividir as informações com seus familiares. O Agente Municipal de Trânsito, Gilliard Ravacini, que participou da ação educativa, pontuou que “a missão do agente é conscientizar e educar mas, no caso de um condutor reincidente, este deverá sofrer o rigor da Lei”.
O vereador Beto do Estofamento, que é cadeirante, enfatizou que todos os condutores de veículos automotores são preparados na auto escola e ensinados a respeitarem o Código Brasileiro de Trânsito. “Aprendemos na escola, em casa, e ainda assim, vemos uma série de arbitrariedades acontecendo. Confesso que fico decepcionado quando vejo uma vaga para deficiente físico ocupada de forma irregular. A pessoa não sabe como é difícil para nós conseguir mais acessibilidade”, conta o vereador.
A campanha Maio Amarelo abordou motoristas que receberam material informativo a respeito da data.
A participação da Secretaria de Saúde serviu para reforçar que a imprudência no trânsito causa impactos diretos no setor de saúde. A violência no trânsito e suas consequências são questão de saúde pública, pois a cada ano milhares de pessoas perdem a vida em face dos acidentes de trânsito. Aqueles que sobrevivem acabam sobrecarregando as UTIs e enfermarias.
Sou Silas Rodrigues, o Silas do Blog, fundador deste site, com quase 15 anos de existência. Gleiziane é minha esposa e repórter fotográfica.