Publicado
2 horas atrásno
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) estendeu o alerta de risco elevado devido ao calor extremo que atinge oito estados brasileiros até, pelo menos, a próxima segunda-feira (29). Depois dessa data, a previsão é de uma leve trégua, mas o clima deve continuar quente.
O fenômeno climático afeta, principalmente, áreas do Sudeste, Centro-oeste e partes do Sul. Segundo os meteorologistas, o fenômeno ocorre quando os termômetros ficam pelo menos 5°C acima do esperado para a época por um período de cinco dias ou mais.
Em São Paulo, a temperatura bateu novos recordes para o mês, chegando aos 36,2°C na última sexta-feira (26). Já no Rio de Janeiro, o calorão resultou em quase mil atendimentos médicos em apenas dois dias durante as festas de Natal. O cenário de ar seco e quente é provocado por um sistema que bloqueia a passagem de frentes frias, intensificando a sensação de abafamento nos centros urbanos.
As autoridades recomendam que a população se hidrate constantemente, bebendo constantemente água, água de coco ou sucos naturais, evitando o álcool. Também é importante evitar se expor ao sol entre 10h e 16h. Outra orientação importante é optar por refeições leves e usar vestimentas que facilitem a transpiração. Crianças e idosos devem ter atenção redobrada já que se desidratam mais facilmente.
Os principais sinais de alerta de desidratação são transpiração excessiva, fraqueza, tontura, enjôo, dor de cabeça, cãibras, diarreia e febre. Além de manter a hidratação permanente, em caso de persistência dos sintomas, é preciso procurar atendimento médico.
Enquanto grande parte do país sofre com a seca, estados como o Rio Grande do Sul enfrentam alertas de temporais e ventos fortes.
Editado por: Camila Salmazio/Brasil de Fato

Sou Silas Rodrigues, o Silas do Blog, fundador deste site, com quase 15 anos de existência. Gleiziane é minha esposa e repórter fotográfica.
Homem morre afogado ao tentar salvar filha em cachoeira
Idosa põe irmã ‘de castigo’ no sol durante onda de calor extremo e vai parar na delegacia por suspeita de maus-tratos
Acidente com 10 mortos na BR-101: batida frontal provoca incêndio e nuvem de fumaça
Família vela corpo errado e descobre antes do enterro que corpo no caixão não era do parente
Pastor é afastado após polêmica e igreja pede jejum e oração
Ondas de calor avançam sobre 84% de Minas Gerais