Ligue-se a nós

AD Timóteo

AD Timóteo/UFADAT: Assim terminou o congresso que celebrou os 25 anos da organização

Publicado

no

Compartilhe esta publicação

Vídeo: Medley UFADAT.

O tempo avançou. Idas e vindas! Desafios! Declives! Subidas íngremes! Obstáculos! Troféus! Lágrimas e sorrisos! Os anos se passaram! Elas, mulheres assembleianas, impolutas, destemidas, aguerridas, inexoráveis na conservação e defesa dos seus ideais, voltados para o bem e crescimento da obra de Deus, cavaram poço e, dele, tiraram água, distribuíram e distribuem o líquido com sedentos e sedentas, numa jornada que lhes requer persistência, dinamismo e foco. A elas tem chegado tantas outras mulheres que se frustraram com as águas extraídas de fontes rotas, temperadas de veneno.

Pastor Carmo Matias Gonçalves, presidente da AD Timóteo.

Irmã Ana Jacinta, coordenadora-geral da UFADAT.

Dirigente da regional da AD Alegre, pastor Cláudio Izidório conduziu a programação do congresso.

A história dignificante desta empreitada espiritual já está no seu 25º capítulo, quantidade de anos que aceita o nome de Jubileu de Prata. É a UFADAT, a União Feminina da Assembleia de Deus Ministério de Timóteo. O tempo foi e é a têmpera que conferiu e confere resistência a esta sigla que, mais do que um acrônimo, pode ser definida como sinônimo de amor, dedicação, união, disposição e intercessão.

Equipe de louvor que cantou com o povo.

Vídeo: Louvores congregacionais.

Vídeo: Louvores com o coral da UFADAT.

Não são 25 anos estéreis ou mera contagem de folhas soltas, levadas pelo vento. São 25 anos de muitos frutos bons, sem entressafra! São décadas produzindo força, incentivo, ânimo e encorajando muitos.

Diferentes gerações estavam lá.

.

Em momentos solenes como, por exemplo, comemorar uma data, algumas pontadas incomodam o coração ao vir a lembrança pessoas que não estão mais presentes e que deram ingente colaboração para o sucesso da caminhada. Porém, estas fisgadas são atenuadas com a convicção inquestionável de que estas pessoas, no caso, estas guerreiras, não estão ausentes pela força de um tiro disparado pelo inimigo nem pela pusilanimidade que cobre os indecisos, covardes e inconstantes. Estas guerreiras, cujas ausências projetam cheiro e gosto de saudade, foram recolhidas pelo General, Cristo, e aguardam o fim da batalha para comemorarem, juntas, a vitória de suas parceiras, com as quais lutaram até o último suspiro!

Glorinha, que faz parte da diretoria da UFADAT, no momento da intercessão.

Músicos que atuaram durante o congresso.

Denise, uma das 4 regentes oficiais da UFADAT.

Ignorar ou minimizar o Jubileu de Prata seria dar as costas para um feito que só Deus pode possibilitar. Muitas organizações, por suas decisões periclitantes, sucumbiram e, hoje, são peças de museu, alguns inóspitos pelas recordações que proporcionam.

Cantora Raquel Silva.

Cantora Débora Torres.

Há dois anos, completados dia 4 de janeiro passado, uma mulher, perita em decoração, irmã Ana Jacinta, foi convocada para dar continuidade aos cuidados que devem ser dispensados às flores da UFADAT, de matizes diversos, porém exalando o mesmo perfume: servir a Cristo! Não era convocação a um recruta; era a um soldado experiente, que atuou em frentes diversas da mesma luta. Irmã Ana Jacinta foi secretária da UFADAT,  de 2000 a 2013 e, como 2ª vice, de 2018 a 2021.

Vídeo: Louvores com as cantoras Raquel Silva e Débora Torres.

 

Como um soldado, sempre disposto e preparado para os embates, esta mulher abraçou a missão espinhosa, porém meritória sob o ponto de vista de ver a obra de Deus avançar e, nunca, estacionar por falta de efetivos ou armas.

Sua liderança tinha o desafio de substituir a da antecessora, irmã Maria Araújo. Esta situação, entretanto, não a constrangeu, pois, além de uma excelente equipe para auxiliá-la, poderia contar com a ajuda de Deus, com a qual irmã Maria Araújo sempre contou.

Dirigentes e regentes dos círculos de oração das congregações que compõem o mapa do Ministério, além das abnegadas esposas dos pastores formam, com as demais, o pelotão de combate sob a liderança de Ana Jacinta, de estrutura física não muito avantajada, mas gigante na fé e convicção de seus princípios e sonhos, quem sabe um deles a chegada e comemoração dos 25 anos da organização que coordena, hierarquicamente seguida da amiga Marilene Gonçalves.

Encontros foram realizados até a chegada de março de 2024, um ano precioso como ouro, pois, em seu decurso, completaria o Jubileu de Prata desta sigla que congrega mulheres virtuosas, cujo valor excede o de finas joias.

Vídeo: Mensagem da coordenadora, irmã Ana Jacinta.

É possível inferior que obstáculos e suspenses não faltavam quando a imaginação desta mulher e sua equipe vislumbravam a data escolhida para a festividade. Afinal, comemorar-se-ia os anos de existência de uma organização que saqueia vorazmente o inferno, com joelhos dobrados e lágrimas vertidas. Nada mais natural, portanto, que os dias que antecederam à celebração fossem eivados de ataques do inimigo.

Uma alteração na saúde da guerreira Ana Jacinta não ofuscou o reluzir dos seus planos traçados para a festa nem a impediu de se movimentar em direção ao alcance dos seus objetivos neste particular. Enfrentou noites atípicas e horas de internação hospitalar. Nenhuma destas situações conseguiram deter esta líder, e o congresso, de plano, passou para o campo das ações!

Evódia e a filha.

O torpedo letal lançado sobre o inimigo, foram as horas de adoração a Deus no ginásio coberto, nas noites de sábado e domingo, e na manhã missionária realizada no templo da AD Olaria, que fez parte da programação.

16 de março de 2024. O dia chegou! A festa iniciou e já está no passado, presente na saudade que deixou, antes, mesmo, de terminar, como admitiu irmã Ana Jacinta.

Vídeo: Oração pelo pastor Adão Araújo e família.

No domingo (17), a noite, o encerramento foi como uma chave dourada que selou a celebração dos 25 anos da UFADAT.

Ainda não eram 18h e algumas pessoas já estavam posicionadas nas arquibancadas do ginásio aguardando o início do culto. No espaço reservado às mulheres da organização aniversariante, o azul, mais uma vez, predominou!

A temperatura, elevada, fez surgir um mar de leques improvisados para espantar o calor. Um fogo estava reservado para as horas que seguiriam. Um fogo que não se debela com ações humanas como, por exemplo, amenizar o calor decorrente da elevação da temperatura ambiente. O fogo que se alastraria no espaço daquele local público se originou da presença do Espírito Santo!

Pastor Deygian Martins e esposa.

Pastor Arnaldo Malaquias e esposa.

Pastor Elson e esposa.

Pastor Edson e esposa.

Vídeo: Apresentação dos convidados, visitantes, diretoria da AD Timóteo e pastores.

Os louvores e as mensagens, como combustíveis, alimentavam as chamas e o povo, aquele formado por pessoas que mantêm intimidade com Deus, concluiu que a festa dos 25 anos da UFADAT não encarnou pretextos para exibição de glamour, criatividade de liderança nem justificativa de funções ocupadas, ou afastamento de possíveis concorrentes.

Pastor Magno Vitor.

Durante a participação da cantora Raquel Silva, e sua filha, lágrimas rolaram por faces de gente sensível!

Deus visitou seu povo e, assim, o fim do congresso sacramentou e deu sentido à sua realização.

Tudo que se viu e assistiu, ali, fez parte de uma estratégia visando o sucesso da comemoração, ocorrida como forma de gratidão a Deus pela existência deste conjunto organizado de mulheres de oração que, em cada congregação de origem, atuam como sentinelas e guardiães!

As homenagens prestadas a pastores e lideranças da União Feminina da Assembleia de Deus de Timóteo, merecidas que foram, deixaram claro o reconhecimento dos seus autores aos seus destinatários.

Evangelista Mauro Gonçalves cumprimenta irmã Arlinda, viúva do pastor José Ciríaco.

Edith Franco, da AD Olaria, e irmã Ana Jacinta.

O pastor Magno Vitor, impedido de permanecer em pé, ministrou no encerramento, sentado em um banquinho, de onde reverberou sua mensagem, capaz de fazer levantar muita gente! Como o pregador que o antecedeu, pastor Jander Magalhães, canalizou, sem rodeios e piedade, o evangelho puro, genuíno, desprovido de modismos e afagos!

Voluntários que atuaram no congresso.

Que Deus continue abençoando as lideranças da UFADAT. Os próximos 25 anos já começaram a ser contados.

O congresso foi um amor de festa!

Se estas palavras, até este ponto, usadas para descrever o congresso não tivessem sido exprimidas, para tanto suficientes seriam as que compõem o final do medley criado pela UFADAT: “25 anos de lutas e batalhas. 25 anos de joelhos no chão. 25 anos vencendo, cantando vitória. 25 anos de fidelidade, servindo a Assembleia de Deus! Nós somos mulheres honradas, somos UFADAT! Unidas, pra sempre iremos com a graça de Deus! Nós prosseguiremos; somos UFADAT”!

As Homenagens.

Neneza conduziu as homenagens.

Homenagem à coordenadora, irmã Ana Jacinta.

Ao lado da sua vice, Marilene.

A família.

Vídeo.

Homenagem a vice-coordenadora, Marilene.

Vídeo.

Homenagem às esposas dos pastores.

Helia, esposa do presidente da AD Timóteo.

Vídeo.

Homenagem às regentes e diretoria da UFADAT.

Vídeo.

Ministração do pastor Magno Vitor.

Vídeo.

Agradecimentos do pastor Cláudio Izidório.

Vídeo.

Agradecimentos do presidente.

Vídeo.

Apoiadores e agradecimentos.

Vídeo

 

 

 

 

 

 CLIQUE AQUI para ver TODAS as imagens do evento.