Publicado
1 ano atrásno
Assista: Presbítero José Mercês chega ao templo.
Vídeo: Entrega de uma placa confeccionada em inox, ao presbítero José Mercês.
Por volta das 19h05 do domingo (10) desembarcava no estacionamento do templo da Assembleia de Deus do bairro Ana Moura (TB) uma celebridade, que atende pelo nome de José Mercês, presbítero que serve a Deus naquela congregação.
Celebridade? Isto, mesmo! Como não ser celebridade quem tem uma história pessoal, pautada na seriedade, sinceridade e temor a Deus, como o presbítero José Mercês? Como não ser celebridade quem construiu a carreira espiritual que o presbítero José Mercês construiu? Como não ser celebridade quem contribuiu para o crescimento da obra de Deus, como foi o caso do presbítero José Mercês? Como não ser celebridade quem evangelizou várias pessoas, dentre as quais uma que, até, hoje, o agradece pelo gesto que a possibilitou ter um encontro com Deus? Como não ser celebridade quem é um embaixador de Cristo nesta terra, como é o presbítero José Mercês? Como não ser celebridade quem deu à família um norte seguro como este homem?
Aquela celebridade não chegava para um show ou noite de autógrafo, embora seja dono de uma história digna de autógrafo! O célebre José Mercês, na noite daquele domingo, a 14 dias de completar 83 anos, colocou uma vírgula num extenso parágrafo da sua trajetória como obreiro, gesto que, ali, merecia a denominação de “jubilação”. O presbítero José Mercês, com sua atitude, não estava trocando uma farda por um pijama. Sua batalha a favor do Reino de Deus não recebia, com o advento, um pedido de aposentadoria. Apenas uma mera e sensível diminuição no ritmo de suas atividades eclesiásticas, no âmbito do Ministério.
Sua próspera e não menos frutífera caminhada cristã iniciou-se em janeiro de 1968, quando se converteu ao evangelho. A partir daí, um horizonte distendeu-se na expansão do evangelho na região do Ana Moura, sendo a casa deste servo de Deus transformada em um ponto de culto.
Elegantemente trajado, com passos firmes, gentil e cumprimentando amigos, José Mercês, com desenvoltura, escalou a rampa do templo e dirigiu-se ao púlpito, pela última vez antes da sua jubilação. Sentou-se acompanhado da mulher, irmã Neuza, com quem está casado há 61 anos, e, daquele assento, engatilhou seus louvores, glórias a Deus, aleluias e enxugou abundantes lágrimas, enquanto participava do culto histórico. Aquelas lágrimas caiam como aquelas sementes lançadas por este presbítero evangelista. Certamente não eram lágrimas de arrependimento pela escolha que fez, quando decidiu aceitar Jesus como Salvador da sua alma. Eram lágrimas de quem deu parte da vida pelo evangelho!
Patriarca de uma família tradicional do bairro Ana Moura, presbítero José Mercês tem 9 filhas, duas das quais falecidas, 19 netos, 29 bisnetos e 1 tataraneto.
Entre os convidados que prestigiaram a jubilação do presbítero esteve parte da família, filhas, netos, bisnetos, tataraneto, irmãos e amigos, além do presidente do Ministério da Assembleia de Deus de Timóteo, pastor Carmo Matias Gonçalves, o 1º vice, pastor Eustáquio Lopes e obreiros locais.
As filhas, irmãos, netos e bisnetos, formaram um coral e apresentaram alguns louvores. Enquanto cantavam, José Mercês glorificava a Deus e, em algumas vezes, também cantava, expondo sua alegria, com gestos vigorosos.
Vídeo: Filhas e irmãos.
Vídeo: Filhas, irmãos, netos e bisnetos.
Manuel, um dos irmãos, falou pelos demais, destacando as virtudes do presbítero jubilando, além de uma filha, representando as outras. O presbítero Adílson falou pelos demais obreiros da congregação e o dirigente, pastor Welerson Lagares, que conduziu a programação, presenteou o presbítero com uma placa confeccionada em inox. Irmã Neusa foi contemplada com flores, pela irmã Elisângela, esposa do pastor Welerson.
Imposta pelas intempéries e realidades dos anos vividos, a jubilação do presbítero José Mercês, ato amparado pelo Artigo 100, do Estatuto vigente, do Ministério, remete mais um dos obreiros da instituição para a galeria dos heróis que prestaram serviços à obra de Deus. São homens que ostentam, em seus curriculum, horas, dias, meses e anos de dedicação ao exercício das funções inerentes aos patamares eclesiásticos a que foram elevados.
Vídeo: Entrega do Certificado de Jubilação, pelo pastor Carmo Matias Gonçalves.
Estes formam uma geração de valorosos e destemidos guerreiros que não se acovardaram nem se venderam durante suas caminhadas. A estes, agora, soma-se o presbítero José Mercês, que tem na sua descrição ministerial traços semelhantes à trajetória, ainda sendo percorrida, do pastor Carmo Matias Gonçalves, o presidente da AD Timóteo.
A jubilação do presbítero José Mercês não foi alibi para recuo ou renúncia. José Mercês não negociou o presbitério, não bajulou para ocupá-lo nem se corrompeu para mantê-lo. Sua chamada e vocação estão solidificadas nas suas pegadas como servo fiel e, agora, ao jubilar-se, não vai para o vestiário, mas continua no banco de reserva, pois o jogo contra o inimigo das almas não é dividido em dois tempos. Ele anda ao derredor o tempo todo, buscando a quem possa tragar. Se o presbítero José Mercês já não está em atividade oficial, não deixará de estar em oração por aqueles que precisam de intercessão e por aqueles que, talvez, não têm a dimensão exata do que é ser um José Mercês na obra de Deus!
A seguir, veja momentos da jubilação.
Leitura bíblica inicial, com o pastor José Lino.
Esposa, Neusa Fernandes, e filha.
Círculo de oração da AD Ana Moura, templo de baixo.
Manoel, irmão do presbítero José Mercês.
Homenagem do pastor Noir Sudário, exibida no telão do templo.
Louvor com Helvécio, irmão do presbítero José Mercês.
Mensagem do pastor Eustáquio Lopes.
Apresentação dos convidados, com Deylane.
Louvor congregacional, com Deylane.
Noeme, em nome das demais filhas do presbítero.
Mensagem do presbítero Adilson.
Leitura do histórico do presbítero, pelo diácono Pablo.
Mensagem do pastor Carmo Matias Gonçalves.
Agradecimento da esposa, irmã Neusa, esposa.
Agradecimentos do presbítero José Mercês.
CLIQUE AQUI para ver TODAS as fotos da jubilação.
Sou Silas Rodrigues, o Silas do Blog, fundador deste site, com quase 15 anos de existência. Gleiziane é minha esposa e repórter fotográfica.
Depay questiona arbitragem em vitória do Corinthians sobre o Cruzeiro: ‘Decepcionado’
Da AD Ana Moura (TC): Quem é Moisés Vitorino, um dos vencedores do 2º Festival de Música Gospel de Timóteo
Plano para matar Lula: saiba tudo o que aconteceu nas 12 horas seguintes à operação da PF
De Timóteo: cantora Eliciana Mendes em lançamento no YouTube
Da AD Alvorada: RC, Renascendo em Cristo, celebra 49 anos de existência
Em Timóteo: homem tenta matar ex-companheira