Ligue-se a nós

Geral

Vídeo: Jovem viraliza ao fazer laqueadura aos 22 anos; entenda como funciona o procedimento

Publicado

no

Foto: Reprodução/Twitter
Compartilhe esta publicação
Ad 21
Me siga no Instagram. Clique na imagem.

Por Diário do Nordeste.

Uma jovem repercutiu nas redes sociais nesta segunda-feira (7) ao compartilhar que realizou uma laqueadura aos 22 anos. O procedimento impede a gravidez ao interromper a comunicação entre o ovário e o útero.

Internautas se surpreenderam com a idade que a esteticista Paloma Melo decidiu realizar a laqueadura, por ser um procedimento irreversível. Ela contou que tem uma filha de 2 anos e não deseja engravidar novamente.

Paloma passou pela laqueadura, contemplada pelo seu plano de saúde, por videolaparoscopia. Uma câmera com pequenas pinças, inserida a partir de incisões no umbigo e no inferior do abdome, faz o corte da tuba uterina.

As publicações da esteticista sobre o assunto renderam milhares de comentários e compartilhamentos no Twitter e no Tiktok. Com a repercussão, a esteticista precisou rebater alguns comentários indelicados sobre sua decisão. “Tem gente que é extremamente desnecessária. Não acha certo? Não faça!”, disse.

Ad 22
Fique por dentro da AD Timóteo. Clique na imagem acima e entre no grupo.

Paloma também disse ter se surpreendido com as dúvidas sobre como teria convencido ao marido para passar pelo procedimento. “Eu não fiz nada para convencer ele. A gente só queria ter um filho. A gente já falava isso quando não tinha nenhum. Quando eu decidi fazer, conversei com ele e ele concordou”, explicou.

O QUE É LAQUEADURA?

A laqueadura é um processo cirúrgico com o objetivo de impedir que a mulher engravide novamente. O procedimento, que dura entre 40 minutos e uma hora, realiza a “quebra da ponte” que comunica o óvulo com o espermatozoide.

Há diversas técnicas para realizar o procedimento, com acesso ao local por um corte em torno do colo uterino ou pela cavidade uterina. As tubas uterinas são cortadas e recebem um anel em seu entorno ou são amarradas.

O objetivo é impedir a fecundação e o desenvolvimento de uma gravidez. Dependendo do tipo, há casos em que a laqueadura pode ser revertida.

NOVA LEI DA LAQUEADURA

Em vigor desde março, a Nova Lei da Laqueadura realizou mudanças a procedimentos como a laqueadura e a vasectomia, que dispensam o aval do cônjuge para a realização da esterilização voluntária.

Houve ainda a alteração da idade mínima para a realização das operações. Antes, era preciso ter 25 anos completos ou dois filhos vivos. Agora, a esterilização pode ser realizada a partir dos 21 anos.

VEJA AS PRINCIPAIS MUDANÇAS:

  • a idade miníma para a realização de laqueadura ou vasectomia diminuiu de 25 para 21 anos;
  • a existência de dois filhos continua sendo um parâmetro para os procedimentos, no entanto, ainda que o (a) paciente tenha menos idade (por exemplo, 18 anos), a cirurgia de esterilização está assegurada;
  • o aval do cônjuge não é mais necessário para a realização da esterilização voluntária.

Continuar Lendo