Publicado
4 horas atrásno

A memória do justo é abençoada, mas o nome dos perversos cai em podridão. Provérbios 10:7 Almeida Revista e Atualizada (ARA)
Pastor Narciso um clássico exemplo de quem gostava de missões, de quem admirava missões, de quem amava missões e de quem fazia missões, nasceu em 10 de fevereiro de 1935. Sua vida foi um livro aberto e sua vocação para servir a Deus e disponibilidade para Sua obra fizeram parte da sua existência, sublinhando seus anos de vida!

Mesmo sozinho, no Centro-Norte de Timóteo, local ainda chamado por alguns de Praça 1º de Maio, este pastor não hesitava em empunhar um megafone e ler longos capítulos da Bíblia, com sua voz contagiante. Ele era corajoso e não temia ser ridicularizado pela atitude. Acreditava que estava investindo no Reino de Deus e resgatando almas do inferno, naquele espaço público onde a maioria das pessoas ignorava suas palavras.
Pastor Narciso perdeu a esposa, irmã Maria Alves, em outubro de 2012! Sofreu a perda, porém não parou de pregar o evangelho.

No dia 4 de julho de 2016, devido à falência múltipla dos órgãos, pastor Narciso faleceu. Seu corpo foi velado no templo da Assembleia de Deus do bairro Alvorada.
Presidido pelo pastor Carmo Matias Gonçalves, à época pastor responsável pela regional do Alvorada, o culto memorial teve cerca de uma hora de duração, durante a qual as virtudes do falecido foram exaltadas e lembradas pelos que fizeram uso dos microfones.
Pastor Narciso, que tinha 81 anos, foi um dos precursores do evangelho em Timóteo e sua participação na evangelização e multiplicação do rebanho dos fiéis foi de fundamental importância para o município ter o número de evangélicos que hoje tem. Ele era um evangelista nato, daqueles que não perseguem holofotes nem fazem da verdade e princípios moeda de troca para alcançarem patamares ministeriais.
Hoje, 10 de fevereiro de 2026, se estivesse vivo, estaria completando 91 anos de idade.

A data foi recordada por um dos seus filhos, o diácono Nerivelton Alves, que serve a Deus na congregação da Assembleia de Deus do bairro Vale Verde. “Hoje é uma data que embora triste, me alegra saber do lindo trabalho que meu pai prestou na obra do Senhor. Obrigado!”, disse o filho em sua postagem.
Nota da redação: Os dados contidos na matéria abaixo seguem os mesmos de 2012, quando a matéria foi publicada.

Sol a pino. Muito calor em uma praça que não chega a ser abundante no quesito “muitas árvores”. São aproximadamente 11h. Lá está ele com uma bolsa preta, pendurada de lado, e uma boina. Um megafone, seu instrumento de se fazer ouvido em um lugar de orelhas dos mais variados tamanhos. Para mais um dia de “missão”, lá esta, na Centro Norte – ou Centro de Acesita – o Pr. Narciso, 77 anos de idade a serem completados daqui a uma semana. Nos aproximamos do pastor. Desconfiado, ele para de pregar, olha nos nossos olhos e, após nos identificarmos e dizer o que queríamos – fazer uma reportagem – ele se prontifica. Mas não para de pregar. Saímos para buscar a máquina fotográfica e, neste ínterim, o pastor muda de local de pregação. Procuramos e encontramos o pastor, agora próximo à agência da Caixa Econômica Federal. Durante 19 minutos ficamos a assistir pastor Narciso. Neste espaço de tempo ele cantou parte de 3 hinos. Foi ignorado por cerca de 99% dos que passavam e teve tempo de posar de repórter e entrevistar um popular que aproximou de si. “O que é Deus para você”, perguntou Narciso para o homem que respondeu “Deus é meu irmão”. O pregador não deixou por menos. Corrigiu seu entrevistado.
Trinta anos como pastor, Narciso, que tem 14 filhos, 37 netos e 2 bisnetos (dados da época da matéria) já pertenceu ao Ministério Adão Araújo, ao “Voz de Cristo para o Mundo” e ao “Caminho da Verdade”. Atualmente está na Igreja “Missão Vida” (Pr. Josafá).

Ele afirmou que fica de 2 horas diárias pregando, em pontos diferentes do Centro, “mas em locais de aglomeração”. Aposentado, Narciso está todos os dias no Centro Norte, onde prega o evangelho, para o arrependimento. Durante os 19 minutos que ele falou, nossa reportagem verificou que sua fala centrou-se em trechos bíblicos que condenam o pecado. Condenou o materialismo, coisa que ele fez questão de dizer o que significa. Com oscilações de decibéis, portava-se como se estivesse numa igreja com todos lhe dando atenção. Perguntado por que prega em um local de tanta dispersão, respondeu: “Recebi uma chamada para pregar o evangelho. Moro aqui (Timóteo) e me dedico a isto”. Insistimos em mostrar para ele que o clima era de hostilidade e de quase nenhuma atenção. “Já estou avisado que seria como ovelha na boca dos lobos. Não me importo se não me dão atenção. Vou fazer meu serviço”, explicou Narciso, que tem 3 filhos pastores, um deles o Nerverson, do Ministério Adão Araújo. Pastor Narciso disse não ter informação se alguém já se converteu por ouvi-lo pregar, mas revelou que uma senhora já o procurou e disse ter sido curada, quando recebeu sua oração, no centro da cidade.

Sou Silas Rodrigues, o Silas do Blog, fundador deste site, com quase 15 anos de existência. Gleiziane é minha esposa e repórter fotográfica.