Publicado
13 horas atrásno
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) reúne 17.239 candidatos em Ribeirão Preto (SP) neste domingo (16). Um deles é o aposentado Faustino Domingos Nunes, de 83 anos, que chegou por volta das 11h à universidade na zona Leste da cidade onde faz a prova para não correr risco de atrasos.
Depois de dedicar uma vida a vários ramos, como o trabalho em fábricas e em vendas, Nunes decidiu arrumar uma nova atividade: a de estudante universitário.
O idoso é de São Paulo (SP), mas mora em Ribeirão Preto desde o início dos anos 2000. Ele contou que não teve apoio dos pais para estudar na juventude, então o ensino superior ficou para depois.
“Eu saí de casa com 14 anos. Para vocês [jovens] é tudo mais fácil hoje. Para mim, tudo foi mais difícil. Eu sempre estudei, mas depois de velho, e as coisas ficam mais difíceis.”
Nunes contou que tem interesse em cursar a faculdade de engenharia agronômica ou a de direito. Por isso, decidiu fazer a prova do Enem como forma de praticar o vestibular.
“A prova sempre é difícil. Eu estou fazendo para praticar, porque preciso ainda estudar mais. Só curso difícil, então preciso praticar muito”, afirmou.
No último domingo (9), ele encarou as 90 questões de linguagens e ciências humanas e a redação que tratava inclusive sobre as perspectivas do envelhecimento da população no Brasil.
“Achei bacana, muito importante.”
Nas regiões de Ribeirão Preto, Franca e Barretos, são 48.704 candidatos inscritos no Enem 2025.
Neste domingo, os candidatos voltam aos mesmos locais de prova do dia 9 de novembro para responder 45 questões de ciências da natureza e 45 de matemática.
A abertura dos portões é às 12h e o fechamento, às 13h. A aplicação das provas começa às 13h30.
Os candidatos podem deixar a sala de prova a partir das 15h30, mas só podem levar o caderno a partir das 18h. A aplicação do exame se encerra às 18h30, meia hora mais cedo que a primeira etapa.
Por Larissa Vieira, Thaisa Figueiredo, g1 Ribeirão e Franca

Sou Silas Rodrigues, o Silas do Blog, fundador deste site, com quase 15 anos de existência. Gleiziane é minha esposa e repórter fotográfica.
Timóteo: Ouvidoria é convidada a integrar programa estadual de fortalecimento da transparência
Timóteo: Denúncias levam polícia localizar ponto de esconderijo de drogas
Da AD Cachoeira do Vale (avenida): mais uma pioneira recolhida às mansões celestiais!
Timóteo: Prefeitura entrega materiais pedagógicos para Salas de Recursos Multifuncionais
Timóteo lidera geração de vagas no Vale do Aço e alcança 5º lugar no ranking estadual de Minas Gerais
Timóteo empossa Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional