Publicado
4 horas atrásno
Três cachorros morreram enquanto estavam sob os cuidados de um pet shop, na última quinta-feira (11), em Americana, no interior de São Paulo. Os animais foram deixados pela família para banho e tosa e, horas depois, devolvidos já sem vida. Eles teriam ficado uma hora e meia no carro de transporte e morrido de hipertermia, a exposição ao calor intenso.
Segundo o boletim de ocorrência, Cristal (shih-tzu, 10 anos), Luna (shih-tzu, 8 anos) e Fofão (lhasa apso, 11 anos) foram entregues aos cuidados de uma funcionária do pet shop, por volta das 9h20. A devolução costumava ocorrer até o meio-dia, mas, diante da demora, os tutores entraram em contato com a responsável.
Por volta das 16h20, a proprietária do pet shop informou por mensagem que os cães haviam morrido.
Não está tudo bem (…) Eu [estou em] estado de choque. Eles morreram. Não sei explicar o porquê”, escreveu a mulher.
Mais tarde, ela levou os corpos até a casa da família, relatando que, antes da devolução, precisou entregar outro animal em um endereço distante, deixando os três cachorros dentro do veículo por cerca de uma hora e meia. Os animais foram levados até uma clínica veterinária em Americana, onde chegaram já sem vida.
Um laudo, assinado pela veterinária Patrícia Comelato, aponta como provável causa das mortes a hipertermia. Não havia sinais de maus-tratos ou violência.
O caso foi registrado como ato de abuso a animais no 1º Distrito Policial de Americana, onde é investigado.
A hipertermia é o aumento anormal da temperatura corporal dos cães, geralmente acima de 39,5 °C. Ela acontece quando o animal não consegue regular o próprio corpo diante de situações de calor excessivo, como ficar trancado em veículos, exposto ao sol forte por muito tempo ou submetido a ambientes sem ventilação.
Diferente da febre, que é causada por doenças, a hipertermia está ligada a fatores externos e pode evoluir rapidamente para um quadro de insolação ou golpe de calor, levando à morte em poucos minutos.
Por SBT News
Sou Silas Rodrigues, o Silas do Blog, fundador deste site, com quase 15 anos de existência. Gleiziane é minha esposa e repórter fotográfica.
Cruzeiro recebe proposta milionária do PSG e encaminha venda de lateral
Da AD Ana Rita: Fiéis celebram os 102 anos da irmã Conceição Damasceno
Laudo confirma câncer de pele em lesões retiradas de Bolsonaro
Caravana do Paraguai passou por Timóteo, onde visitou o templo da AD Olaria
Timóteo: Mãe é agredida por filho
Belo Horizonte: Tremor de terra teve epicentro em Contagem e foi de 2,9 na escala Richter