Publicado
2 dias atrásno
O Agosto Lilás ocorre em âmbito nacional com diversas ações de conscientização e proteção para mulheres
A Prefeitura de Ipatinga, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, através da Gestão de Políticas Públicas para Mulheres, deu início nesta segunda-feira (4) à campanha Agosto Lilás, dedicada à conscientização pelo fim da violência contra a mulher. A abertura ocorreu na quadra do bairro Limoeiro, com a participação do Grupo Renascer, que promove lazer e assistência social para idosos do município.
A campanha busca sensibilizar a população sobre a importância de respeitar os direitos das mulheres e garantir um ambiente seguro e igualitário. A programação foi iniciada com uma palestra sobre violência doméstica, ministrada pelo sargento Wilkeson Sarkis Alves, da Radiopatrulha de Proteção à Mulher (RpPM), da Polícia Militar de Minas Gerais.
“O Agosto Lilás é um convite à reflexão, à escuta e à ação. A violência doméstica ainda é uma realidade triste e persistente, muitas vezes silenciosa. Não podemos nos calar. Este é o compromisso da administração municipal”, afirmou o secretário de Assistência Social, Flávio Miranda, durante a abertura.
Ao longo do mês, a Prefeitura promoverá ações para fortalecer redes de apoio, divulgar canais de denúncia e oferecer prevenção, informação e acolhimento às mulheres em situação de vulnerabilidade. A programação inclui: 12/8, às 14h: II Seminário de Gestantes, no auditório do Hospital Municipal; 13/8: Blitz educativa, das 8h às 9h, na avenida José Júlio da Costa, bairro Ferroviários (em frente ao Rotary Club de Ipatinga), e das 15h às 16h, na avenida Roberto Burle Marx (após a ponte sobre o ribeirão Ipanema); 20/8, às 14h30: e palestra com o Grupo Videiras, na rua Vereador Samuel Gomes Lopes, 441, bairro Nova Esperança.
Em casos de violência patrimonial, moral, psicológica, sexual ou física contra a mulher, as denúncias podem ser feitas pelos telefones da Polícia Militar (190 ou 181), Polícia Civil (197) ou Disque 180 (aplicativo Direitos Humanos Brasil). A Delegacia Virtual também permite registrar ocorrências de ameaça, lesão corporal, agressão e descumprimento de medida protetiva.
Sou Silas Rodrigues, o Silas do Blog, fundador deste site, com quase 15 anos de existência. Gleiziane é minha esposa e repórter fotográfica.
Noiva de apresentador da Record morre em acidente dois meses antes do casamento
Timóteo: A rede municipal retorna às aulas com acolhimento aos alunos e aula inaugural para os educadores
AD Timóteo: Culto em ação de graça pelo aniversário do pastor Adão Araújo
Oposição consegue 41 assinaturas necessárias para pedido de impeachment contra Alexandre de Moraes
Prefeito Gustavo Nunes sanciona lei que institui a internação involuntária em Ipatinga
Timóteo: Programa Mais Música abre inscrições gratuitas