Ligue-se a nós

Geral

Inscrições para o Fies do segundo semestre começam na segunda-feira (14)

Publicado

no

Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Compartilhe esta publicação

O período de inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) referente ao segundo semestre de 2025 terá início na próxima segunda-feira, 14 de julho. Os candidatos terão até as 23h59 do dia 18 para se inscrever gratuitamente, por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

De acordo com o edital publicado pelo Ministério da Educação (MEC) na última quarta-feira (9), serão ofertadas 44.867 vagas nesta etapa. Ao todo, o programa prevê 112.168 vagas ao longo do ano.

Criado em 2001, o Fies tem como objetivo ampliar o acesso ao ensino superior ao oferecer financiamento para cursos de graduação em instituições privadas bem avaliadas pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

Quem pode participar

Podem se candidatar os estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, com média mínima de 450 pontos e nota diferente de zero na redação. Também é necessário comprovar renda familiar mensal de até três salários mínimos por pessoa, o que equivale a R$ 4.554 em 2025.

Nesta edição, 50% das vagas são destinadas ao Fies Social, modalidade voltada a candidatos inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) e com renda per capita de até meio salário mínimo (R$ 759). Nessa categoria, o financiamento pode chegar a 100% da mensalidade, com reserva de cotas para pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência.

Critérios de seleção

A classificação será feita com base na nota do Enem e respeitará a ordem de prioridade estabelecida pelo MEC:

  • Candidatos que nunca concluíram o ensino superior e nunca utilizaram o Fies;
  • Participantes que já tiveram o financiamento, mas ainda não quitaram a dívida;
  • Quem concluiu o ensino superior sem financiamento;
  • Candidatos que já tiveram o Fies e quitaram o débito.

A divulgação da chamada única será feita no dia 29 de julho. Os não selecionados nessa etapa serão automaticamente incluídos na lista de espera, cujo período de convocação vai de 5 de agosto a 19 de setembro.

Voz da Bahia

Continuar Lendo