Ligue-se a nós

Geral

Techint apoia escola municipal de Ipatinga duramente impactada pelas chuvas de janeiro

Publicado

no

Compartilhe esta publicação
Me siga no Instagram. Clique na imagem.
Ad 21

De um cenário de perdas a uma revitalização cheia de esperança, a iniciativa promovida pela empresa apoiou a Escola 7 de Outubro com a ajuda de dezenas de voluntários

 

A Techint Engenharia e Construção, em parceria com a Prefeitura de Ipatinga, entregou nesta segunda-feira (2) a revitalização de uma das unidades escolares mais afetadas pelas fortes chuvas de 12 de janeiro: a Escola Municipal Infantil 7 de Outubro, localizada no bairro Veneza, que atende cerca de 250 crianças de 4 a 5 anos.

A ação foi resultado do programa de voluntariado da Techint, o Voluntários em Ação, que foi iniciada ainda em fevereiro e envolveu diretamente os colaboradores da empresa. A Techint, fornecedora da Usiminas, é responsável por projetos de engenharia e manutenção industrial e atua na Usina de Ipatinga.

Nas últimas semanas, a empresa promoveu melhorias estruturais pontuais, com foco na biblioteca da escola, severamente danificada pelas enchentes. No último sábado (31/5), cerca de 80 voluntários deram o toque final na iniciativa. A ação contou com colaboradores da empresa, profissionais da educação e membros da comunidade, com o propósito de organizar e pintar os espaços para as crianças. Além das obras, até o final de junho, a empresa realiza a doação de móveis e equipamentos, além de livros para a nova biblioteca, com o propósito de promover as condições de ensino da unidade.

A secretária de Educação de Ipatinga, Ana Cristina Abreu, destacou a importância da parceria. “Extremamente importante essa parceria. Ficamos felizes em ver a transformação de uma escola por meio da colaboração com uma empresa privada que teve um olhar de carinho para essas crianças e está devolvendo à escola um espaço limpo e digno, tanto para as crianças quanto para os profissionais. Só quem vivenciou o período da chuva em janeiro tem dimensão desse trabalho realizado pela Techint e pela Usiminas. Estamos gratos. A empresa está devolvendo sonhos aos alunos e aos profissionais. Como é bom ver a escola toda reorganizada. Gratidão por tudo”, declarou.

A diretora da escola, Jaqueline Nunes, lembra que a escola perdeu praticamente tudo com a chuva de janeiro, mas que em nenhum momento perderam a fé e, com força e dedicação, foram superando os desafios. Ela conta que, assim que receberam a confirmação de que a Techint faria uma ação na escola, os corações se aqueceram.

“Passamos por uma enchente em janeiro sem precedentes, onde perdemos praticamente tudo. A água chegou a 1,80 metro de altura. Foi tudo embora. Até sábado ainda havia algumas marcas da enchente, que doíam no coração. A equipe da escola é muito boa, se comprometeu, correu atrás, mas faltava a beleza e a Techint trouxe isso de volta para nós. Só temos a agradecer e pedir a Deus que lhes dê muita saúde para continuar essa ação, que realmente transforma vidas. Estamos muito felizes, é uma alegria que não cabe no peito.”

Para Michele Araújo, Gerente de Relações com a Comunidade da Techint Engenharia e Construção, a ação foi um exemplo da visão de sustentabilidade do Grupo Techint, que também faz parte a Ternium, acionista da Usiminas. “Queremos deixar um legado por onde nós passamos, promovendo estrutura e melhores condições, mas também apostando no futuro das nossas crianças e das nossas comunidades”, afirma.

Início das ações

Dias após a tempestade que assolou a cidade, a Techint Engenharia e Construção participou de uma videochamada com o prefeito de Ipatinga, Gustavo Nunes. Na ocasião, que contou com a participação da Usiminas e de parte do secretariado municipal, o prefeito relatou algumas situações em que a empresa poderia ajudar, mencionando os impactos nas instituições de ensino. Em fevereiro, a empresa doou itens essenciais para as famílias atingidas e, no dia da entrega, representantes visitaram a Escola 7 de Outubro. Ali teve início o processo para a reforma.

Sobre a revitalização

A obra incluiu tratamento e pintura das paredes das áreas comuns e da biblioteca, pintura do piso do pátio principal e do refeitório, recuperação do parquinho, troca de cerâmicas danificadas, desobstrução de calhas e canaletas, reposicionamento de canos para evitar alagamentos, recuperação da entrada de gás da cozinha, retirada de vegetação acumulada, pintura das grades das portas e janelas das salas de aula, além de reparos em instalações elétricas.

Entre as doações realizadas estão estantes, nichos, mesas para crianças e professores, cadeiras, lousas, bebedouros, ar-condicionado, caixas organizadoras de brinquedos e livros, além de mais de 250 livros doados por colaboradores da Techint em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Outra entrega marcante

 

Em fevereiro deste ano, a Usiminas realizou uma importante entrega para a educação municipal: a reforma da Escola Municipal Everson Magalhães Lage, no bairro Jardim Panorama. Com investimento de R$ 1,7 milhão, a iniciativa foi executada por meio do programa Voluntários em Ação. Durante cinco meses de obras, a escola recebeu ampliação do refeitório, reforma de banheiros, reativação da plataforma elevatória, nova sinalização, revitalização da biblioteca, pintura, novo mobiliário, isolamento acústico, melhorias na quadra, na horta e no playground.

Continuar Lendo