Publicado
3 meses atrásno
O Governo de Minas divulgou um alerta para os mineiros devido à previsão de chuvas intensas entre esta sexta-feira (4) e domingo (6). Áreas de instabilidade atmosférica vão ganhar força e provocar chuvas intensas, especialmente no Centro-Sul e Sudeste do estado mineiro, inclusive na Grande Belo Horizonte.
O alerta foi divulgado por meio da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec). Vale lembrar que o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou três alertas de “perigo” para chuvas intensas, todos com validade até às 23h59 deste sábado (5). A previsão é de chuva entre 50 e 100 mm/dia e ventos intensos (60-100 km/h). Em algumas cidades há o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
No extremo leste do Sul, na metade leste do Campo das Vertentes, em boa parte da Zona da Mata e no sul do Vale do Rio Doce, a previsão é de acumulado pluviométrico acima de 80 milímetros. Já em boa parte do Sul de Minas, no oeste do Campo das Vertentes, no leste do Oeste Mineiro, na metade sul da Região Metropolitana de Belo Horizonte e na área central do Vale do Rio Doce, são esperados acumulados entre 50 e 80 milímetros.
Acumulados de chuva entre 20 e 50 milímetros estão previstos para o Triângulo/Alto Paranaíba, Noroeste, sul do Norte de Minas, Central Mineira, norte da Região Metropolitana de Belo Horizonte e sul do Vale do Jequitinhonha. Nas demais regiões, a previsão é de chuva de até 20 milímetros, sendo que o extremo Norte e o Nordeste devem registrar os menores volumes pluviométricos.
“A Defesa Civil de Minas Gerais conta com equipes de prontidão 24 horas e um comitê integrado sempre a postos para coordenar as ações necessárias. O monitoramento das condições meteorológicas e hidrológicas é feito de forma contínua pelo Cindec e pelo Igam, garantindo respostas rápidas e eficazes”, afirma o coordenador-adjunto da Cedec, tenente-coronel Wenderson Duarte Marcelino.
Com alerta em tempo real, os mineiros podem receber os avisos meteorológicos diretamente no celular. Para receber, basta enviar uma mensagem de texto (SMS) com o CEP da sua localidade para o número 40199.
Além disso, em situações de risco extremo, a Defesa Civil utiliza a rede de telefonia para emitir alertas sonoros e mensagens de texto pelo sistema Defesa Civil Alerta. Essas notificações interrompem qualquer atividade na tela do celular, mesmo no modo silencioso, garantindo que informações essenciais alcancem moradores de áreas vulneráveis com cobertura 4G ou 5G, sem necessidade de cadastro prévio.
Diante da previsão de chuva intensa, é importante que a população esteja atenta e siga as dicas de proteção da Defesa Civil:
Itatiaia
Sou Silas Rodrigues, o Silas do Blog, fundador deste site, com quase 15 anos de existência. Gleiziane é minha esposa e repórter fotográfica.