Publicado
8 horas atrásno
Quando Darrah O’Sullivan, uma jovem de 28 anos, deu à luz suas filhas gêmeas Maeve e Orla, ela não observou nenhuma anormalidade. No entanto, com o tempo, os médicos notaram que uma das irmãs não estava abrindo os olhos, o que levou ao diagnóstico de uma condição extremamente rara conhecida como anoftalmia bilateral — quando o bebê nasce sem os globos oculares.
Darrah O’Sullivan e seu parceiro, Vince Greenaway, deram as boas-vindas às filhas no dia 8 de abril de 2024, quando a gestante alcançou a 36ª semana de gravidez, informou o Independent. Dias depois, Maeve foi diagnosticada com anoftalmia bilateral — condição que afeta um a cada 100 mil nascimentos, conforme o NHS (sistema público de saúde do Reino Unido). “Houve muito trauma nos primeiros dias porque simplesmente não é o que você espera”, Vince desabafou.
A família da gêmea, que mora no condado de Hertfordshire, na Inglaterra, recebeu a garantia de que ela não tinha outros problemas de saúde. Desde que foi diagnosticada, Maeve contou com acompanhamento médico e seus pais fizeram algumas adaptações para ajudá-la em seu desenvolvimento. Em breve, a pequena, que tem 10 meses hoje, poderá usar uma prótese ocular.
Bebê foi diagnosticada dias depois do nascimento — Foto: Independent
Darrah descreve a filha como uma garotinha linda, feliz e próspera. “E daí se ela não puder enxergar? Ela vê o mundo de uma maneira diferente, mas isso não significa necessariamente que seja uma coisa ruim. Maeve sendo cega, ou sua condição, nunca, jamais será um assunto tabu em nossa casa. Todos aprenderemos braile e será apenas uma parte normal de nossa vida”, disse a mãe. “Não queremos que ela sinta que sua condição a impedirá de fazer qualquer coisa”, complementou.
Ao longo desse período, a família recebeu suporte contínuo da Guide Dogs and Macs, uma instituição de caridade de apoio para pessoas com microftalmia, anoftalmia e coloboma ocular. Maeve é amparada por especialistas para ajudá-la com mobilidade e toque tátil, e terá ajuda para aprender braile quando for mais velha. Hoje, a família busca aumentar a conscientização sobre a anoftalmia bilateral. Neste ano, Vince correrá a Maratona de Londres de 2025 em 27 de abril com as irmãs de Darrah, Maddie e Chloe para arrecadar fundos para a Macs
Sou Silas Rodrigues, o Silas do Blog, fundador deste site, com quase 15 anos de existência. Gleiziane é minha esposa e repórter fotográfica.