Publicado
2 dias atrásno
Com o tema central “Políticas Públicas para Mulheres”, a Prefeitura de Timóteo, juntamente com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, realizou nesta quarta-feira (14), no auditório da PMT, a 3ª Conferência Municipal dos Direitos da Mulher.
A Conferência tratou de 3 eixos principais: igualdade no mundo do trabalho e autonomia econômica das mulheres; saúde integral das mulheres, com garantia de direitos e enfrentamento a todas as formas de violência contra as mulheres, além de deliberar sobre as políticas públicas para as mulheres e indicar proposições viáveis para garantir os direitos das mulheres no município.
Ainda durante o evento, foi lido e aprovado o Regimento Interno da 3ª Conferência Municipal dos Direitos da Mulher.
A Conferência ainda contou com uma palestra sobre temas essenciais à garantia dos direitos das mulheres, proferida por Érica Beltrame, que é assistente social pela Universidade Presidente Antônio Carlos, Especialista em Gestão Ambiental pelo Unileste e Especialista em Gestão Pública Municipal pela UFV/MG, sendo atualmente membro do Conselho Estadual de Assistência Social e diretora da regional SEDESE Timóteo.
Para a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Rozário Rocha, a Conferência é um importante momento para refletir sobre os espaços ocupados pelas mulheres e o papel delas no processo de desenvolvimento da sociedade. “Nós temos essa conferência para mostrar que a mulher está precisando de mais abertura no espaço dela, na educação, na cultura, no esporte, no desenvolvimento econômico, onde quer que esteja. Ela precisa de ser assegurada, saber que o trabalho, bem como a permanência dela no mercado de trabalho, está garantida e é importante para os desenvolvimentos econômico e humano”, destacou Rozário.
De acordo com a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Luciene Souza, além dos eixos debatidos durante a Conferência, é fundamental trabalhar a questão da violência contra as mulheres e inserção delas no mercado de trabalho.
Para o prefeito, Capitão Vitor, que esteve presente ao evento, todas as maneiras de se garantir direitos e segurança para as mulheres devem ser debatidas e implementadas. “Nós sempre vamos estar do lado das mulheres, fazendo o que precisa e deve ser feito enquanto gestor público. É necessário construir bases sólidas que eliminem o preconceito, as diferenças salariais e a violência contra a mulher “, reforçou Capitão Vitor.
A Conferência foi finalizada com a eleição das delegadas, que representarão o município na Conferência Estadual dos Direitos da Mulher.
Foram eleitas como delegadas: Patrícia Aparecida Lopes, Danielle Assis Valadares, Erica Ferreira Pires, Edima Martins da Silva Moreira, Fabiane Borges dos Santos Amal, Maria Aparecida Moreira Foureaux, Priscila Marques Ribeiro Reis, Maria Eni dos Santos Ferreira e Elizabeth Silva de Oliveira.
Sou Silas Rodrigues, o Silas do Blog, fundador deste site, com quase 15 anos de existência. Gleiziane é minha esposa e repórter fotográfica.
Unimed Vale do Aço recebe visita da Seguros Unimed para fortalecimento de marca e ampliação de negócios
Diretores e vices das Escolas Municipais de Fabriciano serão eleitos nesta sexta-feira
Prefeitura promove caminhada em alusão ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial e de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infantil
Hospital Márcio Cunha celebra 60 anos com solenidade que destaca legado, inovação e compromisso com a saúde
1º Seminário de Trânsito de Timóteo
Na AD Santa Terezinha: aniversário da irmã Maria Araújo é alvo de culto em ação de graça