Gente

UPA Geraldo dos Reis Ribeiro celebra 6 anos com avanços e reconhecimento da população

Publicado

no

Compartilhe esta publicação
Fique por dentro do que publicamos. Clique na imagem acima e entre no grupo.

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Geraldo dos Reis Ribeiro completa, neste sábado (24), seis anos de funcionamento, consolidando-se como referência em urgência e emergência para Timóteo e região. A data foi marcada por uma confraternização realizada na manhã desta sexta-feira (23), reunindo profissionais de saúde, direção e administração municipal.

Em 2025, a UPA registrou números expressivos. Foram mais de 80 mil pessoas classificadas. De julho, mês em que a Associação Hospitalar Beneficente do Brasil (AHBB) assumiu a gestão da UPA, a dezembro do ano passado, foram 45 mil consultas realizadas; com uma média de 7 mil atendimentos mensais e uma aprovação de 96% por parte dos usuários.

Os resultados refletem o impacto da gestão da Associação Hospitalar Beneficente do Brasil (AHBB), que trouxe maior resolutividade e eficiência ao atendimento.

O diretor do Hospital e Maternidade Vital Brazil, Sérgio Catardo, destacou os avanços obtidos com a unificação dos serviços. “Hoje temos um canal direto entre a UPA e o hospital, o que agiliza transferências e exames, como a tomografia imediata. Isso garante diagnósticos mais rápidos e direcionamento adequado dos casos. Quem ganha é a população, que recebe um atendimento mais ágil e resolutivo.”

O prefeito de Timóteo, Capitão Vitor, ressaltou a importância da unidade. “A nossa UPA está com 96% de satisfação. É um equipamento aberto 24 horas por dia, 7 dias por semana, com uma equipe preparada para atender a população em momentos delicados. Tivemos relatos de que o tempo de espera aqui está menor do que em instituições privadas. Isso mostra que estamos no caminho certo. Queremos melhorar cada vez mais, dentro do que for humanamente possível.”

Ele também reforçou o uso do protocolo de Manchester, que organiza os atendimentos conforme a gravidade dos casos, garantindo prioridade aos pacientes mais urgentes.

A médica Marcela Henrique, diretora técnica da UPA, avaliou positivamente o último ano. “Nós buscamos oferecer um atendimento cada vez mais humanizado, eficiente e ágil. Esse resultado é fruto do empenho de cada profissional, de todos os setores envolvidos. A expectativa é de crescimento técnico, científico e humano, sempre buscando oferecer um atendimento cada vez mais eficiente e humanizado.”

O superintendente regional de saúde, André Luiz, realçou a relevância da UPA para todo o Vale do Aço. “É um equipamento que avaliamos de forma muito positiva, referência não só para Timóteo, mas também para outros municípios da região de saúde de Coronel Fabriciano e Timóteo. Estamos falando de uma população estimada em 210 mil habitantes. A UPA foi fundamental em momentos como a pandemia da Covid e na epidemia de arboviroses em 2024, ajudando a mitigar os problemas de saúde na região.”

A celebração dos seis anos da UPA Geraldo dos Reis Ribeiro reitera o compromisso da unidade com a população de Timóteo e cidades vizinhas. Com a gestão da AHBB, o apoio da Administração Municipal, a dedicação da equipe técnica e o reconhecimento da Superintendência Regional de Saúde, os avanços conquistados em 2025 apontam para mais qualidade, agilidade e humanização no atendimento.

Fique por dentro do que publicamos sobre a AD Timóteo.

Me siga no Instagram. Clique na imagem.

Mais lidas

Sair da versão mobile