Time vencedor do 1º lugar, formado por fiéis da Missão Betel (Ana Moura) e Templo da Glória de Deus. O 1º da direita para esquerda (em pé) é o pastor Wanderly
Oito times, compostos por fiéis de 7 denominações evangélicas de Timóteo e 1 de Fabriciano, participaram, na manhã deste sábado, de um torneio de futebol, desenvolvido em um dos campos do Clube Alfa.
O 2º lugar ficou com o time formado por fiéis da Igreja Batista Nacional, do Alphaville.
O certame foi idealizado pelo pastor Wanderly Fonseca, da Assembleia de Deus do bairro São José, ministério Adão Araújo. O religioso, conforme disse, traz a experiência nesse tipo de promoção dos tempos em que viveu em Brasília. Ele retornou para Timóteo, no fim do ano passado.
E em 3º ficou o time formado por fiéis da AD do São José
A disputa, que durou cerca de 4 horas, transcorreu sem tumultos e o juiz, Geanni Rivera, da Igreja do Evangelho Quadrangular, do bairro Mangueiras, em Fabriciano, não teve sua mãe xingada, nem elogiada, mesmo sofrendo muitas críticas devido à sua atuação, que não agradou os perdedores. Geanni fez uso do cartão amarelo por mais de 1 vez e irritou jogadores e torcedores quando “devia aplicar o vermelho” e não fê-lo. “Foi pênalti”, é a frase que não faltou durante as partidas. Mas, para o juiz, houve situações em que “foi pênalti, sim” e aplicou o recurso que salvou algumas equipes e assegurou suas presenças por mais tempo entre as equipes que disputaram as finais.
Pastor Wanderly Fonseca, que organizou o torneio, e a esposa, a pastora Cleide.
Os times que participaram foram os formados por fiéis da Assembleia de Deus do bairro São José, Igreja do Evangelho Quadrangular, do bairro Macuco; Batista Nacional, do Aphaville; Igreja Pentecostal Templo do Avivamento, do bairro Ana Rita; Missão Betel (com Templo da Glória de Deus), do Ana Moura; Florescendo no Deserto, Bairro Primavera; Batista Manancial, de Fabriciano, e Batista Cenáculo, do Timirim.
Arthur, do time formado por fiéis da AD do São José, foi o artilheiro, com 5 gools
A torcida, mais organizada e vibrante, era do time dos fiéis da Assembleia de Deus. Algumas jovens, inclusive a namorada de um dos atletas, não cansavam de gritar o tempo todo, empurrando os jogadores e dando a eles aquela sensação de estarem jogando em um estádio cheio de torcedores favoráveis à sua atuação. A boca de cada um dos atletas era censurada a cada indício de que uma palavra, não pequena, pudesse ser solta. Frases do tipo “vigia, irmão” foi usada com frequência e os jogadores não tiveram nenhum incentivo para perderem a pose de evangélicos durante as partidas.
O juiz Geanni, da Quadrangular do bairro Mangueiras, em Fabriciano
O pastor Wanderly Fonseca, observava o plantel e, sem falar muito, cuidava para que cada detalhe do torneio preservasse a ideia sadia de uma disputa serena, mais para diversão do que para estrelismos. No final, ao entregar o troféu ao vencedor, Wanderly amenizou o espírito que atuou em campo e disse que a sua inciativa não tinha a intensão de fomentar rivalidades, mas de proporcionar aos evangélicos de Timóteo momentos de entretenimento com incentivo a talentos. Ninguém foi renovado na hora de receber a medalha, mas sorrisos largos não foram poupados no momento. Wanderly revelou que o torneio deverá acontecer 1 vez por mês, sem adiantar a data em que pretende realizar o próximo.
A grande surpresa do torneio foi o time formado por fiéis da Assembleia de Deus do São José conquistar o 3º lugar. Favorito, o grupo despertou a atenção da galera e chegou a ser apontado como vencedor e invicto. Erros que não foram apontados e motivos não discutidos, deixaram o time na posição em que terminou. Se dependesse da torcida, claro que a congregação do pastor Fekinha teria ficado em 1º lugar. Ele cortou como uma faquinha a tentativa de ser eliminado na disputa e ouviu muitos gritos de incentivo. O problema, pelo que parece, foi a bola. Mas, foi desse time, o artilheiro, Arthur, que marcou 5 gools.
Encerrada a competição, o resultado divulgado pela equipe que assessorou pastor Wanderly Fonseca, ficou assim:
1º lugar: Igreja Missão Betel, do Pr. Guilherme C/ Templo da Gloria Pr. Marcondes do Ana Moura.
2º Lugar: Igreja Batista Nacional Alphaville, Pr. Eduardo.
3º Lugar: Igreja assembleia de Deus São José, Pr. Fekinha.
Os times(de Timóteo)
Missão Betel, Ana Moura, com Templo da Glória de Deus