Abertura de novas vagas em 2026 depende da inscrição das crianças no cadastro pelos pais e/ou responsáveis
Os pais e/ou responsáveis por crianças com idade entre 0 e 5 anos terão mais uma oportunidade para fazer a inscrição no Cadastro Escolar de Educação Infantil da rede municipal de ensino em Timóteo. A Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer prorrogou o prazo para cadastramento até o dia 05 de setembro deste ano.
O prazo para cadastramento se encerraria nesta sexta-feira (22), porém a Secretaria de Educação prorrogou após observar que o número de inscrições está abaixo do esperado. Até o momento, houve pequena procura dos pais e/ou responsáveis para realizar o cadastramento nas escolas de Educação Infantil e nas Unidades e Centros Municipais de Educação Infantil (UMEIs e CMEIs). As Creches Conveniadas também estão recebendo os pais para efetuarem o cadastro de seus filhos na idade de 0 a 5 anos.
Iniciado no dia primeiro de julho, o cadastro tem por finalidade identificar a demanda de vagas para 2026 e assegurar o acesso à educação de qualidade na rede municipal. Com base nas inscrições, a Secretaria Municipal de Educação avalia os pedidos de ingresso na rede municipal e define a abertura e a localização de eventuais novas vagas de acordo com as idades. Caso a demanda não seja identificada de forma real, o município não tem como ampliar a oferta de vagas para a Educação Infantil em suas unidades.
Para quem
Deverão ser inscritas crianças com idade entre 0 e 5 anos que estejam fora da escola pública. E obrigatório o cadastro de crianças que completam 4 e 5 anos até 31 de março de 2026 e que ainda não estejam estudando e também alunos vindos de escolas particulares e que desejam ingressar na rede municipal de Educação.
A mãe, o pai e/ou responsável precisa procurar a Unidade de Educação Infantil (UMEI/CMEI) ou Escola Municipal mais próxima de sua casa e apresentar os documentos exigidos, sendo necessário apresentar os documentos originais e uma cópia. O atendimento é realizado de segunda à sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 16h.
Para as crianças que já estudam na rede municipal ou irão permanecer na escola em 2026 não é necessário fazer o cadastro apenar renovar sua matrícula. A renovação está prevista para novembro.
Documentação
Para fazer o cadastro é necessário apresentar os documentos da criança (certidão de nascimento, comprovante de endereço, cartão de vacinas atualizado, folha resumo do bolsa família e cartão do SUS) e documentos pessoais dos pais e/ou responsáveis (CPF, carteira de trabalho, contracheque ou declaração que comprove o trabalho fora de casa).