Geral

Timóteo participa do Salão do Livro

Publicado

no

Compartilhe esta publicação

O município de Timóteo está participando do 16° Salão do Livro do Vale do Aço (SLVA), evento cultural regional que visa o fomento da literatura com ações voltadas aos educadores e para estudantes. Nesta edição, além de visitas dos alunos aos estandes e programação cultural do Salão do Livro, realizado no período de 9 a 14 de setembro no Centro Cultural Usiminas, a cidade de Timóteo foi contemplada com uma programação itinerante de palestras sobre educação.
A participação do município é resultado de uma parceria do SLVA com a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Timóteo e Superintendência Regional de Ensino de Coronel Fabriciano. Em Timóteo, serão realizadas quatro palestras voltadas para educadores da área de Educação Infantil e do Ensino Fundamental, além de pais de alunos.
A palestra “Os Movimentos Naturais da Infância e sua Importância para o Desenvolvimento Pleno do Ser Humano”, ministrada por Adelson Murta Filho, acontece nesta quarta-feira (10), às 18h, no Teatro da Fundação Aperam Acesita. Na ocasião, será feita uma conversa sobre os movimentos da infância, sua riqueza e importância nas diversas fases do crescimento do ser humano ainda criança.
Será apresentada uma reflexão sobre os benefícios de uma experiência com ações diversificadas e os riscos de uma vida sentada diante das telas. Além de uma abordagem sobre questões como a fantasia, o imaginário e as diferenças entre o universo literário e o áudio visual.
Na quinta-feira (11), a palestra “Educação Especial e o Autismo” será ministrada por Neidimar de Oliveira e Raquel Souza no Teatro da Fundação Aperam Acesita, às 18h; e na sexta-feira (12), no auditório da Prefeitura de Timóteo, às 18h.
Voltada para educadores e pais, a palestra discorrerá sobre diversos distúrbios do neurodesenvolvimento que podem ser descobertas ainda nos anos iniciais do ensino e como tratá-los; se os pais e as escolas estão preparados para lidar com estes diagnósticos; e como os jogos e a literatura podem auxiliar no desenvolvimento intelectual e social das crianças diagnosticadas.
A Secretaria de Educação, em parceria com o Salão do Livro, realizará ainda palestra show apresentando os principais problemas do acervo da biblioteca escolar, bem como apontando soluções simples para a sua preservação. O evento acontecerá na sexta-feira (12), no Teatro da Escola Municipal Ana Moura, abrangendo professores do Projeto Janelas do Saber e bibliotecários.

Mais lidas

Sair da versão mobile