Os novos membros do Conselho Municipal de Educação (CME) de Timóteo tomam posse nesta quinta-feira (18), no auditório da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, às 14h. O CME tem como objetivo assegurar aos grupos representativos da comunidade o direito de participar da definição de diretrizes das políticas públicas, colaborando para elevar a qualidade dos serviços educacionais.
A secretária de Educação, France-Jane, destaca a importância do conselho como sendo um espaço de escuta, proposição e fiscalização, que nos ajuda a pensar a educação como política de Estado e não apenas como política de governo. “A diversidade de vozes que vai compor este colegiado, representantes da sociedade civil, da comunidade escolar e do poder público, é o que garante a legitimidade e a força das decisões que serão tomadas”, ponderou France-Jane.
O prefeito de Timóteo, Capitão Vítor, empossará os 32 novos conselheiros, entre titulares e suplentes que representam a Sociedade Civil e o Poder Público, nomeados pelo Decreto nº 6.219 de 04 de setembro de 2025 para um mandato de dois anos. No último dia 12, foi eleita a nova mesa diretora do conselho durante plenária ordinária. A nova mesa é composta pela presidente Cristina do Carmo Oliveira Soares, vice-presidente Flávia Souza Silva e secretária geral Márcia Assis Silva Gomes de Souza.
Para o prefeito, Capitão Vitor, a posse do Conselho Municipal de Educação reafirma o compromisso com a democracia e com a educação pública de qualidade. “A nova mesa diretora, eleita com legitimidade, terá o papel de conduzir os trabalhos com ética e dedicação, garantindo que a educação de Timóteo continue avançando com justiça e inclusão. Que este mandato seja marcado pelo diálogo, pela inovação e pela coragem de enfrentar os desafios com sabedoria”, reforçou o prefeito.
Regulamentado por Lei Municipal de 27 de janeiro de 2020, o Conselho Municipal de Educação de Timóteo é um órgão consultivo, normativo, deliberativo, mobilizador, propositivo e fiscalizador acerca dos temas referentes às políticas de educação municipal e tem como finalidade básica assessorar o Governo Municipal na formulação da política educacional do Município.
Além de convocar e presidir as reuniões, cumprir com o regimento, solicitar pronunciamentos de especialistas nas áreas da educação, acompanhar e avaliar as ações do conselho, representar o órgão em outros fóruns e garantir o bom funcionamento da gestão educacional do município. O Presidente do CME é uma pessoa que tem a oportunidade de facilitar a comunicação entre as partes envolvidas, fazer uma gestão de estado, garantir a transparência, a divulgação e o cumprimento das legislações vigentes em todo sistema municipal de educação.